PUBLICIDADE

Brincadeira transfóbica estraga merchan milionário no ‘BBB’

Marca que pagou milhões para anunciar no reality show viu sua ação de divulgação gerar conflito baseado em preconceito

28 jan 2021 - 11h59
(atualizado em 29/1/2021 às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Avon se tornou a primeira marca de maquiagem a patrocinar uma edição do ‘Big Brother Brasil’. A cota master no ‘BBB21’ teve valor de tabela de R$ 78 milhões. Mas a primeira grande inserção da gigante de cosméticos no reality show da Globo acabou de maneira desastrosa.

Caio maquiado (em destaque) e desfilando com trejeitos: a brincadeira terminou em papo reto sobre transfobia
Caio maquiado (em destaque) e desfilando com trejeitos: a brincadeira terminou em papo reto sobre transfobia
Foto: Reprodução

Diante dos produtos expostos na casa, o fazendeiro Caio sugeriu que todos os brothers fossem maquiados pelas sisters. Desafio aceito. Assim que se viram maquiados, alguns deles começaram a agir com trejeitos, como se imitassem uma mulher ou uma travesti, e criaram nomes femininos.

Empolgado, Caio transformou a camiseta branca em um top que o deixou de barriga de fora, levantou a bermuda para ressaltar as nádegas e disse se chamar ‘Shayenne’.

A DJ Lumena, que é bissexual declarada e ativista LGBT+, não gostou. Enxergou preconceito na suposta brincadeira. “Em mim tocou em um lugar muito violento”, disse ela a Caio, representante do homem padrão (cisgênero, branco, hétero).

O modelo maquiado no comercial da Avon exibido nos intervalos do ‘BBB21’
O modelo maquiado no comercial da Avon exibido nos intervalos do ‘BBB21’
Foto: Reprodução

“Eu sei que você não sabe, porque eu sei que você não tem amiga trans, não tem amiga travesti.” A participante insistiu na reprovação do que viu. “O que você brincou hoje, para as outras pessoas, para outros grupos, é violência.”

Abalado, Caio afirmou ter conhecimento da violência sofrida por filhos gays de funcionários de sua propriedade. Casado e pai de duas meninas, ele cogitou abandonar o programa por ter se sentido exposto como “machista”.

O merchandising da Avon se perdeu no meio da polêmica, assim como a mensagem em prol da tolerância. A marca abriu o primeiro intervalo na estreia do ‘BBB21’, na segunda-feira (25), com um comercial no qual algumas moças e um rapaz apareceram com maquiagem em tons fortes de rosa, em nítida promoção da diversidade sexual e de gênero, e da liberdade de o homem também se maquiar.

Na sexta-feira (29), a assessoria de comunicação da Avon fez contato com o blog para apresentar a posição da empresa a respeito do episódio no 'BBB21':

"Nós da Avon acreditamos na importância de abrirmos espaços para conversas saudáveis sobre diversidade e a celebramos em tudo que fazemos. Além disso, repudiamos qualquer forma de preconceito e reforços de estereótipos de gêneros. Queremos ser uma empresa totalmente inclusiva não só para colaboradores, associados e revendedores, mas também para os nossos consumidores e fornecedores. Por essa razão, nossas ações são focadas em ampliar ainda mais nosso alcance e levar essa conversa para a casa de todos os brasileiros".

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade