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Jeff Benício

Bastidores do viralizado comercial sobre acreditar em 2021

Filme com Fernanda Montenegro prova o poder de uma ideia simples associada a uma mensagem comovente

28 dez 2020 - 09h10
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Foi nas areias do Posto 10 da praia de Ipanema, a poucos metros do prédio onde tem uma cobertura, que Fernanda Montenegro gravou nas primeiras horas da manhã de 15 de dezembro o comercial sobre otimismo em relação a 2021. A estreia ocorreu na terça (22) no intervalo do ‘Jornal Nacional’.

Fernanda Montenegro estrela um dos mais bonitos comerciais em um ano de tristezas sem fim
Fernanda Montenegro estrela um dos mais bonitos comerciais em um ano de tristezas sem fim
Foto: Reprodução

Desde então registra-se ampla repercussão positiva nas redes sociais e no ‘boca a boca’. De acordo com os valores de tabela da Globo, cada veiculação com duração de 1 minuto deve custar R$ 1,5 milhão ao Itaú, a marca oculta da campanha.

Não inserir a logomarca do banco foi uma estratégia inteligente: todo mundo buscou saber quem era o anunciante de mensagem tão acalentadora em fase dramática da pandemia de covid-19 no Brasil e sob angustiante incerteza em relação ao futuro.

“Em um momento como esse, a mensagem se faz muito mais importante do que o próprio mensageiro”, declarou Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional e atacado do Itaú Unibanco, em entrevista ao portal sobre publicidade PropMark.

No comercial, a veterana atriz encarna a própria esperança. Cabelos brancos, roupas simples da mesma cor e óculos de grau com armação combinando com a echarpe laranja (tonalidade que faz parte da identidade visual do Itaú), ela sente a brisa do mar enquanto observa o horizonte infinito.

O jornalista Edney Silvestre, da Globo, flagrou a gravação do comercial nas areias de Ipanema: os profissionais da equipe usaram roupas e equipamentos de proteção contra o coronavírus
O jornalista Edney Silvestre, da Globo, flagrou a gravação do comercial nas areias de Ipanema: os profissionais da equipe usaram roupas e equipamentos de proteção contra o coronavírus
Foto: Reprodução @edneysilvestrereal

Sua voz firme e, ao mesmo tempo, suave, incentiva o público a confiar em dias melhores. Símbolo de talento, ética e credibilidade, Fernanda Montenegro usa apenas a força do olhar para se comunicar com o telespectador.

A narração: “Não espere que eu repita tudo o que já foi dito esse ano. Eu não olho para o passado. Eu existo para o futuro. Me chamo esperança. Eu sei, tem horas que você quase me perde. Mas, sempre que isso acontece, nós terminamos juntos de novo. A esperança não existe sem você. E você não existe sem ela. E é por isso que esse filme termina não com uma marca, mas com um convite. Acredite em 2021. Acredite”.

A bela música instrumental é da autoria do compositor americano Alan Silvestri e fez parte da trilha do filme ‘Forrest Gump’, de 1994, estrelado por Tom Hanks. Criada pela agência paulistana Africa (sem acento mesmo), a produção foi da Saigon Filmes.

Diretor do comercial, o premiado Vellas (nome profissional de Felipe Vellasco), fez um post em seu perfil no Instagram sobre o trabalho com a atriz de 91 anos. “Fernanda, obrigado pela aula”, escreveu.

Com olhar e voz, Fernanda Montenegro transmitiu reconfortante mensagem contra a desesperança
Com olhar e voz, Fernanda Montenegro transmitiu reconfortante mensagem contra a desesperança
Foto: Reprodução

No dia da filmagem, a grande dama da TV chegou à praia de Ipanema, na zona sul do Rio, antes das 5h da manhã. Fez seu trabalho com o profissionalismo, a elegância e a gentileza que são sua marca registrada.

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