3 eventos ao vivo

A saborosa volta por cima de quem saiu da Globo sob críticas

Contratação a peso de ouro de William Waack e Evaristo Costa pela CNN Brasil prova que há vida fora da emissora da família Marinho

5 jun 2019
11h22
atualizado às 11h22
  • separator
  • 0
  • comentários

“Não imaginam o prazer que é estar de volta”, disse Clara (Bianca Bin) ao ressurgir poderosa após anos de sofrimento na novela O Outro Lado do Paraíso.

A frase inspirou incontáveis memes e virou bordão de quem faz o aguardado retorno triunfal.

Poderia ser dita por dois jornalistas que, ao deixar a Globo, tinham futuro incerto. Ambos estão agora ‘vingados’.

Em novembro de 2017, William Waack foi afastado da função de âncora do Jornal da Globo após o vazamento de um vídeo no qual fez um comentário racista. No mês seguinte, a Globo anunciou que o veterano jornalista não voltaria mais ao ar.

Evaristo Costa terá programa semanal e vai prosseguir como influenciador digital
Evaristo Costa terá programa semanal e vai prosseguir como influenciador digital
Foto: Divulgação

Uma carreira premiada no jornalismo – inclusive com a cobertura de guerras – parecia destruída por um erro pontual. Tudo indicava a impossibilidade de Waack conseguir novo posto diante das câmeras. Eis que o tempo agiu.

Um ano e sete meses depois do escândalo midiático, o apresentador foi anunciado como principal âncora da CNN Brasil, canal jornalístico com estreia prevista para o segundo semestre.

Com imensurável experiência em geopolítica, Waack vai capitanear o time de repórteres e comentaristas na interpretação das complexidades do mundo atual aos telespectadores. O ex-global ressurge com status ainda maior do que o da época do JG.

Outra estrela do jornalismo da Globo entrou para o time da filial brasileira da CNN.

Evaristo Costa deixou o Jornal Hoje em julho de 2017. Foram 14 anos como titular na bancada. Agora será correspondente em Londres, onde mora com a mulher e os filhos. Vai comandar uma revista eletrônica semanal. Poderá continuar com a carreira paralela de garoto-propaganda em campanhas publicitárias.

William Waack será o principal âncora do novo canal de notícias
William Waack será o principal âncora do novo canal de notícias
Foto: Divulgação

No período final como âncora, ele já era um popstar das redes sociais. Ao se livrar do rígido código de conduta do telejornalismo, passou a surfar na fama – e a faturar alto com posts patrocinados e comerciais de TV. Seus rendimentos multiplicaram.

Apesar de ter saído espontaneamente do JH, Evaristo virou alvo de críticas, dentro e fora da emissora. Disseram que não era participativo, mais parecia artista do que jornalista, e que, cedo ou tarde, perderia a posição privilegiada ao lado de Sandra Annenberg.

Nas últimas semanas, circularam rumores de que ele voltaria à TV como apresentador de entretenimento na própria Globo ou então na RecordTV ou ainda no SBT. Sabe-se agora que eram, como quase sempre ocorre, balelas. 

O jornalista-influenciador, com 7,5 milhões de seguidores no Instagram, vai permanecer no campo das notícias, mas bem longe do Brasil.

A nova fase profissional de William Waack e Evaristo Costa desconstrói a afirmação de que ninguém reconquista o auge depois de deixar o canal líder em audiência.

O crachá da Globo ainda representa o ápice na carreira para a maioria dos profissionais que estão lá – mas deixou de ser a única opção a quem quer fazer telejornalismo de grife.

Veja também:

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade