Acuada e aos gritos, Sol erra ao forjar rivalidade entre brancos e negros no ‘BBB26’
Veterana toma caminho perigoso quando recorre ao papel de vítima para demonizar Ana Paula e Juliano pela cor da pele
O público mais antigo e saudosista tinha uma imagem positiva de Sol Vega pela atuação no ‘BBB4’.
Sua cantoria com inglês errado e divertido de ‘We are the World’ virou um clássico nas retrospectivas do reality show.
Mas, ao ganhar a segunda chance no ‘BBB26’, ela se revela um dos nomes mais questionáveis para estar entre os Veteranos.
Até aqui, sua participação tem sido marcada pelos gritos nos momentos de contrariedade. Demonstra extrema dificuldade em dialogar com quem pensa diferente. Cobra a validação de seu jeito de ver as pessoas e as situações.
Infelizmente, os altos decibéis de Sol reforçam o olhar preconceituoso sobre a mulher negra, vista por parte numerosa da sociedade como descontrolada, histérica e grosseira.
Neste contexto, ela cometeu outro erro no segundo ‘Sincerão’ ao racializar sua rivalidade com Juliano e Ana Paula.
Ao colocar o dedo em direção ao rosto do dançarino, Sol se referiu a ele como “menino branco”, como se devido à cor da pele e aos privilégios inerentes, ele não tivesse o direito de criticá-la na competição.
No embate com Ana Paula, usou o argumento de que a jornalista se sente confortável de falar o que quer por ser “branquinha, loira, rica, jornalista”.
Temerário um participante querer transformar o ‘Big Brother Brasil’ em um conflito declarado entre brancos e negros, ‘nascidos em berço de ouro’ e pobres.
Há o risco de a parte polarizada da internet acusar a veterana negra de “racismo reverso” contra a veterana caucasiana, atual favorita a vencer.
No fim da dinâmica, todos saíram emocionalmente machucados.
O resultado não foi a conscientização sobre as dores da mulher preta, mas um espetáculo raso e triste, reduzindo pessoas a estereótipos raciais ao abordar de maneira equivocada uma pauta séria.
Sol já declarou ter consciência de que está perdendo a oportunidade de mostrar sua melhor versão aos telespectadores.
É lamentável ver uma mulher com tantas potencialidades — e representante de um perfil carente de visibilidade, compreensão e apoio — se expressar de maneira tão errada e caminhar para mais uma frustração no ‘BBB’.