Tom Cruise destaca poder do cinema ao receber Oscar honorário
Como uma pessoa resume os 45 anos de carreira de Tom Cruise em um discurso de quatro minutos? "Missão impossível", disse o diretor Alejandro Inarritu no domingo, quando Hollywood celebrou o astro do cinema com um Oscar honorário.
Inarritu, que dirigiu Cruise em um filme sem título com lançamento previsto para outubro próximo, apresentou o astro de "Top Gun" e disse que seu talento vai além das perigosas acrobacias pelas quais ele ficou famoso.
"Não se trata de quão longe ele corre ou quão alto ele pula", afirmou Inarritu. "É a precisão com que ele decide se mover, essas pequenas calibrações."
Estatuetas honorárias do Oscar foram entregues a Cruise e a três outros selecionados pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Cruise, de 63 anos, quatro vezes indicado ao Oscar mas que nunca ganhou o prêmio, foi escolhido por seu trabalho em filmes como "Negócio Arriscado", dois "Top Gun" e a franquia "Missão: Impossível". Ele também se tornou um importante defensor da indústria cinematográfica, que enfrenta a concorrência do streaming e das mídias sociais.
Ao receber o prêmio, Cruise falou sobre como assistir a filmes em um cinema o impressionou quando criança. "De repente, o mundo era muito maior do que aquele que eu conhecia", disse ele a uma plateia de personalidades que incluía Steven Spielberg, Leonardo DiCaprio e Ariana Grande. Ele contou que trabalhou em todos os empregos possíveis para ganhar dinheiro para comprar ingressos de cinema.
"Sempre farei tudo o que puder para apoiar essa forma de arte e defender novas vozes, para proteger o que torna o cinema poderoso, espero que sem muitos outros ossos quebrados", disse ele aos risos. Cruise quebrou o tornozelo durante uma filmagem em 2017.
"Fazer filmes não é o que eu faço. É quem eu sou", acrescentou.
A festa de gala também homenageou Dolly Parton com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt por seus esforços beneficentes, incluindo a fundação de uma biblioteca que forneceu mais de 300 milhões de livros para crianças. Ela recebeu o prêmio por vídeo.
Outros homenageados foram a atriz e coreógrafa Debbie Allen e o diretor de arte Wynn Thomas.