Prós e contras de ter amigos 'de baixa manutenção', segundo a psicologia: mais felicidade e menos estresse, mas com nuances
A psicologia reconhece os benefícios desse tipo de relacionamento, desde que ambas as partes concordem
De acordo com o Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard, a verdadeira felicidade sempre se encontra em nossos relacionamentos e na qualidade deles. Além disso, inúmeros estudos afirmam que é quase impossível ser feliz sem amigos, pois a amizade representa cerca de 60% da nossa felicidade .
Em seu livro "Ética a Nicômaco", Aristóteles argumentou que as verdadeiras amizades exigem tempo e esforço — o tipo de amizade pela qual você ligaria no meio da noite. Amigos tão próximos que te conhecem tão bem que atenderiam o telefone não importa a hora. Mas essas não são as únicas amizades possíveis ou valiosas. Amizades que exigem pouca manutenção são outro tipo de relacionamento que também traz felicidade com menos esforço.
O que são amigos que não exigem muita atenção?
Embora não seja um conceito formal na psicologia acadêmica, é usado para descrever um tipo de vínculo social com certas características: não requer contato constante para se manter forte, baseia-se na confiança, na compreensão mútua e na aceitação do ritmo de vida de cada um, não gera culpa ou conflito devido à falta de comunicação frequente e é facilmente retomado, como se nenhum tempo tivesse passado.
Amizades de baixa manutenção são aquelas em que você se vê uma vez por ano, mas pode conversar sobre qualquer coisa com confiança e sem ressentimentos pelo tempo que passou. No meu caso, tenho pelo menos três amizades de baixa manutenção e, em todas elas, mantemos um contato que, visto de fora, pode parecer mínimo, mas ...
Matérias relacionadas