O Nevoeiro da série 'It: Bem-vindos a Derry' é o mesmo do conto 'O Nevoeiro'?
Entenda por que o nevoeiro é a manifestação visual do 'Macroverso' e como ele se liga às Luzes da Morte e à Tartaruga Maturin
Quem assiste à série It: Bem-Vindos a Derry notou um elemento climático e assustador: um nevoeiro denso e antinatural que parece encobrir a cidade, causando puro horror. Esse não é um mero efeito atmosférico para criar suspense; é uma das referências mais profundas e importantes ao "Macroverso" de Stephen King, conectando Pennywise a outras grandes obras do autor, como O Nevoeiro e a saga A Torre Negra.
(Atenção: A matéria a seguir contém spoilers de 'It: - Bem-Vindos a Derry' e da obra de Stephen King)
O que é "O Nevoeiro" de Stephen King?
Primeiro, é preciso lembrar que O Nevoeiro (The Mist) é o título de um famoso livro de Stephen King (que virou filme e série). Na história, um nevoeiro sobrenatural cobre uma cidade no Maine (assim como Derry) após uma tempestade. Dentro dele, escondem-se criaturas lovecraftianas e monstruosas de outra dimensão.
A origem desse nevoeiro na história é um experimento militar chamado "Project Ponta de Flecha", que acidentalmente abre um portal, um rasgo na realidade, permitindo que o caos de outro mundo invada o nosso.
A Conexão com Pennywise e A Torre Negra
Aqui é onde tudo se encaixa. No universo de Stephen King, todas as suas histórias estão conectadas pela mitologia de A Torre Negra. Nessa saga, descobrimos que existem múltiplos mundos e dimensões.
- "Afinos" (Thinnies): O espaço entre essas dimensões é chamado de "Espaço-Todash". Em certos lugares do universo, o tecido da realidade é "fino" e frágil. Esses pontos fracos, chamados de "afinos" (thinnies), são portais perigosos. E como eles se manifestam visualmente? Quase sempre como um nevoeiro pálido e antinatural.
- A Origem de "It": Pennywise ("A Coisa") é uma entidade cósmica maligna que existe nesse "Espaço-Todash". Sua forma verdadeira não é a de um palhaço, mas sim as "Luzes Mortas" (Deadlights). "A Coisa" chegou à Terra há milhões de anos, caindo exatamente onde a cidade de Derry seria fundada, criando um "afino" gigantesco.
- O Nevoeiro = O Portal: O nevoeiro em O Nevoeiro e o nevoeiro em Derry são, essencialmente, a mesma coisa. Ambos são "afinos": lugares onde a barreira entre o nosso mundo e o mundo dos monstros (o Espaço-Todash) está se rompendo.
O que o Nevoeiro significa para a série?
Em entrevista ao podcast oficial da Warner Bros. Television, A Lot More, o co-criador e diretor Andy Muschietti esclareceu definitivamente a confusão dos fãs: o nevoeiro da série não é o mesmo evento catastrófico da novela O Nevoeiro. Segundo Muschietti e os showrunners da série, trata-se de um "nevoeiro mental" manifestado fisicamente — descrito na trama como um 'anestésico' — cuja função é induzir apatia na população para facilitar a alimentação de Pennywise, diferindo da invasão interdimensional de monstros da outra obra de King.
LEIA TAMBÉM: Tudo o que sabemos sobre a segunda temporada de 'It: Bem-Vindos a Derry'