PUBLICIDADE

Neta da rainha faz 18 anos e monarquia aguarda sua decisão

A discreta Louise Mountbatten-Windsor é uma privilegiada por ter o próprio destino em mãos

11 nov 2021 10h13
ver comentários
Publicidade

Ser ou não ser, eis a questão. O dilema de Hamlet, o príncipe criado por Shakespeare no final do século 16, se faz presente na vida de Louise Mountbatten-Windsor, a neta preferida da rainha Elizabeth.

Lady Louise e a rainha Elizabeth entre duas coroas da majestade dos britânicos
Lady Louise e a rainha Elizabeth entre duas coroas da majestade dos britânicos
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Ela completou 18 anos em 8 de novembro. Chegou a hora de decidir se vai ou não assumir o título de princesa. Do nascimento até agora, seu tratamento tem sido o de ‘lady’, concedido a uma filha de nobre.

Louise é a primogênita do príncipe Edward, o caçula da monarca, com a plebeia Sophie, que se tornou condessa de Wessex após o casamento. Quando a menina nasceu, seus pais pediram à rainha para manter em suspenso o título de princesa. Elizabeth concordou.

Eles queriam que a menina crescesse minimamente livre, sem o peso emocional e as obrigações inerentes ao status de ‘sua alteza real’. Ficou acertado que, ao chegar à maioridade, a própria Louise decidiria seu destino: ser ou não uma princesa da dinastia Windsor.

No início do ano, a mãe dela sinalizou que Louise estava inclinada a recusar a honraria. Mas, logo depois, uma atitude inesperada do príncipe Charles fez a jovem repensar.

Em 1999, o marido da rainha, príncipe Philip, havia prometido que Edward herdaria seu título de duque de Edinburgh. Contudo, depois da morte dele, em março, a situação complicou.

Como filho mais velho, Charles recebeu automaticamente o título como herança paterna. Ao invés de repassá-lo ao irmão mais novo, como desejava seu pai, ele se calou.

Deu a entender que não vai permitir ao tímido Edward ser o novo duque de Edinburgh. Ou, talvez, só faça isso quando – e se – assumir a coroa no lugar da rainha, que está saudável aos 95 anos.

De acordo com a imprensa britânica, tal desfeita deixou Louise magoada. Para honrar seu pai, ela teria decidido fazer jus ao direito de ser nomeada princesa antes que seu tio eventualmente se torne rei. Por enquanto, nenhum comunicado oficial foi divulgado.

Com ou sem título, Louise Mountbatten-Windsor tem assegurado o seu lugar na linha de sucessão ao trono do Reino Unido. Ela é a 16ª da fila. Vivendo longe da pompa e das fofocas dos palácios de Londres, a neta mais parecida com a rainha se dedica ao estudo de história e arte.

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade