Vencedor de reality show britânico, cantor 'some do mapa'
O jovem inglês Shayne Ward saiu de uma infância pobre num dos bairros mais violentos de Manchester para a fama ao ganhar a segunda edição do reality show britânico X Factor, uma espécie de American Idol local, em 2005. A bela voz, que impressionou a jurada Sharon Osbourne, e o rosto bonito, que o levou a ser comparado com Robbie Williams e Justin Timberlake, o tornaram aposta certa para ser o novo astro da música britânica.
Com seis irmãos, o Shayne teve o pai preso por estupro e um de seus irmãos também foi preso, por assassinato, e depois inocentado. Após ganhar o X Factor, o cantor lançou um single da música That's My Goal, que se tornou o quarto single que vendeu mais rápido na história da música britânica. Ele vendeu cerca de um milhão de cópias dos dois primeiros álbuns. E então sumiu do mapa.
Seu último disco, Breathless, foi lançado em 2007. Desde então, os fãs de Shayne tem esperado o terceiro disco, em vão. O cantor não foi sequer mencionado na edição deste ano do X Factor, e seus últimos shows aconteceram há dois anos. Fãs do cantor perguntam sobre seu paradeiro no site oficial. Mas o que aconteceu? O tabloide inglês Daily Mail traz nesta sexta-feira (20) uma detalhada reportagem sobre o que Shayne tem feito e suas perspectivas para o futuro.
Segundo o jornal, Shayne, que é contratado da gravadora Syco, de Simon Cowell, foi "colocado na geladeira" por Cowell, o jurado durão que criou o formato dos reality shows musicais. Louis Walsh, outro jurado do programa e que se tornou empresário de Shayne, parou de empresariar o jovem. "Eu dei sangue, suor e lágrimas trabalhando com ele. Mas então não havia um disco novo, tudo secou. Não havia nada que eu podia fazer. Minhas mãos estavam atadas. Eu desejo tudo de melhor para ele, mas tivemos que nos separar", disse Walsh.
A Syco não parece ter pressa em lançar o terceiro disco de Shayne, mas também não quer liberá-lo para outra gravadora, criando um impasse que está deixando o cantor "nervoso, frustrado e deprimido", segundo uma fonte anônima. Mas ele tenta manter a cabeça erguida e segue atualizando seu blog, informando sobre o andamento do aguardado novo álbum. Enquanto isso ele tem trabalhado com novos compositores, empresários, agentes e até um preparador físico para deixá-lo em forma. Segundo o Mail, o possível lançamento do terceiro disco foi marcado para dezembro.