PUBLICIDADE

Um disco feito para plantas crescerem: conheça Plantasia

Disco de 1976 ganha relançamento em vinil em 21 de junho

13 jun 2019 11h03
ver comentários
Publicidade

Há quem diga que as plantas reagem a estímulos musicais e que, dependendo da canção a qual são expostas, podem apresentar reações diferentes que podem impactar de várias formas seu desenvolvimento. Pensando nisso, o compositor canadense Mort Garson compôs o disco instrumental “Plantasia” em 1976. Uma homenagem às plantas e pessoas que as amam, segundo a própria capa do vinil.

Plantasia, disco de 1976, ganha relançamento no dia 21 de junho.
Plantasia, disco de 1976, ganha relançamento no dia 21 de junho.
Foto: Reprodução

As canções que compõem os 30 minutos da obra são exclusivamente executadas em um sintetizador “Moog”, o que dá um certo tom futurista ao trabalho. Na ocasião do lançamento do disco, em 1976, só era possível adquiri-lo ao comprar uma planta na loja “Mother Earth” em Los Angeles (daí o título completo da obra, “Mother Earth’s Plantasia”), ou comprando um colchão da marca Simmons na loja de departamento Sears. O LP vinha de brinde, juntamente com folhetos que ensinavam cuidados básicos à plantas.

Talvez pela distribuição limitada, não tenha feito sucesso em sua época. Anos depois do falecimento de Mort Garson em 2008, o disco foi redescoberto em plena era da internet. Em um upload no YouTube feito há apenas três meses, Plantasia acumula 255 mil visualizações. Um outro vídeo, feito através da reprodução do vinil original, contabiliza 165 mil reproduções.

Essa redescoberta fez com que o disco fosse relançado pelo selo “Sacred Bones”. Já é possível reservar uma cópia em quatro versões diferentes em vinil (deluxe ou simples, com o disco verde ou preto) e mesmo em CD.

Como muitos lançamentos das décadas passadas, "Plantasia" encontrou sua glória nos tempos de internet. Inclusive, o disco ganhou lançamento oficial na plataforma Spotify há cerca de dois meses. Não se sabe, todavia, do suposto efeito que a obra teria em plantas. Se você quiser fazer o teste, colocamos a íntegra do disco abaixo.

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade