1 evento ao vivo

Cultuado por Kurt Cobain, pior disco da história faz 50 anos

'Philosophy of the World' aparece na lista dos 50 melhores discos do líder do Nirvana; Frank Zappa disse que banda era melhor que os Beatles

10 abr 2019
12h57
atualizado às 12h58
  • separator
  • 13
  • comentários

As guitarras desafinadas, acompanhadas de uma bateria fora do ritmo e vocais em um uníssono fora do tom abrem o disco 'Philosophy of the World' com a faixa-título, anunciando o que está por vir ao longo de 32 minutos. Três irmãs de New Hampshire, nos Estados Unidos, formavam o “The Shaggs”, grupo empresariado pelo próprio pai, que acreditava no talento das filhas. 

E acreditava tanto que chegou a tirar as garotas da escola, comprar-lhes instrumentos musicais e fazê-las praticar várias horas por dia. Reza a lenda que tudo começou com uma visão tida pela avó das meninas, que previra que o pai delas iria se casar com uma mulher loira e que suas filhas teriam uma carreira musical de muito sucesso.

'Philosophy of the World', da banda The Shaggs, considerado o pior disco da história
'Philosophy of the World', da banda The Shaggs, considerado o pior disco da história
Foto: Reprodução

Isso foi suficiente para culminar na gravação do álbum 'Philosophy Of The World', que completou 50 anos em março. O resultado é tão tosco e inocente que até mesmo fica difícil saber qual música é qual durante a reprodução da obra. As composições não fazem sentido algum, a sonoridade é caótica e a capa do disco mais parece uma foto de família tirada em um estúdio fotográfico, aquelas para serem emolduradas na parede da sala de estar.

O “sucesso” previsto pela avó das meninas veio quando músicos como Frank Zappa e Kurt Cobain declararam publicamente gostar da obra. Zappa foi tão longe a ponto de dizer que “The Shaggs era melhor que Beatles”. Já o líder do Nirvana, em documento raro e escrito à mão, colocou o álbum entre os 50 melhores discos de todos os tempos, ao lado de 'Raw Power', de Iggy and the Stooges e 'Surfer Rosa', do Pixies. 

Irônico ou não, o certo é que o som das meninas atravessou a barreira do tempo e ganhou o status de ícone cult. Você pode conferir a íntegra do disco abaixo, apreciando clássicos como “My Pal Foot-Foot” e “Who Are My Parents?”. Boa sorte! 

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 13
  • comentários
publicidade