Rise Against tocou no Rock in Rio 2026 com instrumentos emprestados: 'Nosso equipamento sumiu'
Guitarras, baixos e bateria foram extraviados antes da apresentação no Palco Mundo; produção do festival e outras bandas se mobilizaram para salvar o show
No Rock in Rio 2026, o Rise Against enfrentou o extravio de todo o seu equipamento antes de desembarcar no Brasil. Com apoio da produção do festival e de outros grupos, a banda norte-americana conseguiu instrumentos emprestados às vésperas da apresentação. Apesar de os músicos utilizarem equipamentos nunca antes tocados e de pequenas falhas iniciais de som, o quarteto contornou o imprevisto, empolgou o público no Palco Mundo com seus sucessos e transformou o problema em um dos momentos mais marcantes do dia.
O Rise Against quase ficou de fora do primeiro dia do Rock in Rio 2026. Na noite desta sexta, 4 de setembro, o vocalista Tim McIlrath revelou ao público do Palco Mundo que todos os equipamentos da banda haviam sumido antes da chegada ao Rio de Janeiro. "Nosso equipamento foi deixado em algum lugar", disse no palco. A banda não sabe como o equipamento não chegou ao Brasil.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @terrasonora
Em menos de dois dias, a produção do Rock in Rio 2026 e outras bandas se mobilizaram para emprestar os instrumentos necessários. O resultado foi inédito: o guitarrista Zach Blair nunca tinha usado a guitarra com a qual tocou; o baixista Joe Principe nunca havia sequer encostado naquele baixo; e o baterista Brandon Barnes teve o primeiro contato com a bateria apenas uma hora antes do show. "Esses caras providenciaram tudo para estarmos aqui hoje", disse McIlrath, agradecendo à equipe do festival. "Todo mundo aqui foi mais legal do que em qualquer outro festival do mundo".
A situação só veio a público durante a própria apresentação. Ao tocar "Swing Life Away" com um violão emprestado, McIlrath comentou ao microfone: "Nunca tinha visto esse violão na minha vida". Em seguida, completou: "Aqui não tem computador e não tem metrônomo — são só quatro pessoas tocando. Se vocês colocarem instrumentos nas nossas mãos, a gente toca". No início do show, as guitarras soaram baixas, mas o volume foi ajustado, e a sonoridade se normalizou ao longo da apresentação.
McIlrath também aproveitou a noite para falar sobre a relação da banda com o Brasil. Contou que, há 25 anos, quando o Rise Against ainda viajava em turnês de van, a trilha sonora das longas viagens era o álbum ao vivo do Iron Maiden, gravado no Rock in Rio em 2001. "Ouvíamos Iron Maiden e o Rio de Janeiro, sonhando que um dia tocaríamos aqui", disse.
O Rise Against foi a penúltima atração do Palco Mundo, antes do headliner Foo Fighters. Apesar do contratempo, "Prayer of the Refugee" e "Savior" levaram o show ao ponto mais alto da noite. O que poderia ter sido uma catástrofe virou uma das histórias mais marcantes do primeiro dia do festival.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.