Planeta Atlântida: SPC diz que público cobrou inéditas em DVD
O Só Pra Contrariar se apresenta neste domingo (9), 1h, no Planeta Atlântida 2014. Com Alexandre Pires de volta para turnê comemorativa de dois anos, o grupo integra a lista de estreantes do festival no Rio Grande do Sul, que também terá The Offspring, Donavon Frankenreiter e Ne-Yo pela primeira vez. Em entrevista ao Terra, o vocalista contou sobre a experiência de tocar na edição catarinense do evento em janeiro e falou também sobre sua volta à banda, o DVD de 25 anos e o sucesso atual do pagode entre as elites do País.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
Empolgado, Alexandre Pires aprovou a primeira estreia, em Santa Catarina. “Foi incrível! O Planeta Atlântida foi um presente para nós. Depois do primeiro, a expectativa é ainda maior para o Rio Grande do Sul”, afirmou o cantor. Para o setlist, o grupo escolheu um repertório repleto de grandes sucessos, já que o show pertence à turnê de 25 anos. Além dos clássicos, as apresentações trazem também músicas inéditas. “Quando gravamos o DVD, pensamos em trazer algumas faixas inéditas. O público nos cobra isso”, explicou. O vocalista ainda acrescentou que o lançamento de uma nova canção está previsto para os “próximos dias”.
Apesar da condição de estreante no evento, não é a primeira vez que o Só Pra Contrariar se apresenta em festivais. Alexandre Pires garantiu que o grupo gosta muito desse tipo de show, mas admitiu que tocar para um público tão diversificado não é simples. “É um desafio, mas é um privilégio também”, disse. A experiência mais recente aconteceu no Festival de Verão de Salvador. “Esse é outro evento onde todo mundo quer tocar. Já passava das 3h quando entramos no palco e encontramos a energia inesgotável dos baianos, que cantaram conosco do começo ao fim”, contou o vocalista.
A volta de Alexandre Pires e, consequentemente, o retorno da banda a uma situação de destaque acontece em um momento em que o pagode está muito difundido nas baladas, bares e casas de shows frequentadas pela classe A. O vocalista vê com bons olhos o novo contexto. “É maravilhoso ver o samba e o pagode se comunicando com todas as classes, nos traz muita alegria”, afirmou. “O Só Pra Contrariar vem de uma cidade onde o samba é muito tradicional, embora, naquela época, Minas Gerais não fosse visto como um lugar onde se fazia samba. Nosso trabalho sempre foi muito bem recebido e, quando o grupo estourou Brasil afora, esse espaço em outros setores da sociedade foi sendo conquistado naturalmente. Fazíamos shows em quadras de escola de samba, pequenos clubes, e também lotávamos grandes casas de show”, lembrou.
Quanto ao público que frequenta os shows hoje em dia, o músico disse que uma boa parcela é formada por pessoas que já conheciam e já acompanhavam o trabalho do Só Pra Contrariar. “Mas também vemos muita gente mais jovem, que curte o samba e o pagode da atualidade e que tem abraçado a nossa música”, acrescentou. Alexandre Pires minimizou o peso de sua volta, mas admitiu que o sucesso na carreira solo ajudou a alavancar a turnê comemorativa. “O grupo tem uma história muito bonita e um laço muito forte com o seu público. É claro que a boa aceitação do meu trabalho solo influencia de forma muito positiva, mas eu atribuo tudo isso ao trabalho que o próprio Só Pra Contrariar desenvolveu ao longo desses 25 anos”, explicou o vocalista.
Lançado em 2013, o DVD de 25 anos foi gravado em Porto Alegre, em agosto. “Foi um show muito marcante e muito gratificante para nós. A gravação aconteceu em um período de muito frio na cidade, mas os gaúchos e fãs de vários lugares do Brasil lotaram cada setor do Estádio do Zequinha. O resultado ficou muito bacana”, disse Alexandre Pires.
Questionado sobre a intenção de dar continuidade aos trabalhos com a banda após o final da turnê, o vocalista respondeu negativamente, garantindo que voltará à carreira solo e que o Só Pra Contrariar seguirá sem ele.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.