Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papo de groove: as 7 músicas de rock mais fáceis para tocar no baixo

22 jul 2020 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está começando a tocar baixo, o ideal é "começar do começo". Mesmo que pareça redundante, é importante ter em mente que "não se começa a construir uma casa pelo teto". Sendo assim, não tem como tentar aprender, logo de cara, a tocar as linhas de contrabaixo que são maravilhosas, mas igualmente difíceis.

Queimar etapas do aprendizado, meu amigo e minha amiga, é um ato que só vai te causar desânimo, tristeza e frustração. Tudo tem seu tempo

Com bastante esforço, treinos disciplinados e seriedade para encarar os estudos, você comete três gestos que te ajudarão a tocar bem. Não quero com isso, no entanto, dizer que o repertório do baixista iniciante precisa ter músicas realmente primárias. Há canções de rock que realmente podem estar na ponta dos dedos do iniciante. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje!

Neste texto, vou te indicar 7 músicas fáceis para tocar no baixo. São faixas que exigem pouca técnica, mas que te ajudarão a desenvolver feeling e a explorar um pouco do que o instrumento pode oferecer. Em pleno século XXI, na era das videoaulas, não há motivos para ter um repertório quadradão, antiquado e infantilizado [não no sentido de apostar em músicas infantis!], concorda comigo?

Se liga só na sonzeira que você vai aprender a tocar hoje mesmo:

  • The Wall
  • Highway To Hell
  • A Mais Pedida
  • With Or Without You
  • Smells Like Teen Spirit
  • Na Sua Estante
  • Another One Bites the Dust

Bora lá tirar essas músicas? Afine aí o seu contrabaixo, faça seus alongamentos e deixa a grooveria tomar conta!

1. Another Brick In The Wall (parte 2) - Pink Floyd

Já reparou que esse hit do Pink Floyd faz parte do set list dos primeiros ensaios de muitas bandas de rock? Isso acontece por um simples motivo: é uma música realmente muito fácil, exceto para o guitarrista solo Vamos ouvir:

Sem muito virtuosismo, o baixista Roger Waters usou nessa faixa a básica e tradicional marcação de notas. Dá só uma olhada na tab e na videoaula de baixo da música Another Brick In The Wall.

2. Highway To Hell - AC/DC

Pra quem curte rock, tocar AC/DC é algo libertador! Nessa música, a linha é de baixo é bem simples, com muita repetição de notas, muita corda solta e em um ritmo que acompanha os outros instrumentos. Além do mais, uma boa parte de Highway To Hell "dispensa" o baixo, isto é, o arranjo segue com guitarra, batera e voz.

Se liga só na tab de baixo completa da música Highway To Hell, clássico do AC/DC!

3. A Mais Pedida - Raimundos

Devoto do punk e do hard core, o grande Canisso é um baixista que sabe fazer linhas simples, melódicas e bem feitas. Em A Mais Pedida, por exemplo, ele só usa duas cordas e marca uma série de notas. Dê o play e confira a videoaula de baixo dessa música:

Confira a tab de baixo de A Mais Pedida, dos Raimundos, e aprenda a tocar esse som!

4. With Or Without You - U2

Essa também é bem fácil, hein? E nem poderia ser diferente, pois, o minimalismo do U2 é um símbolo do pop rock feito nos anos 80. Dê o play e perceba como a linha de contrabaixo é simples, repetitiva, mas resulta em uma melodia cativante.

Confira a tab de With Or Without, do U2, e aprenda a tocar o baixo dessa balada arrebatadora.

5. Smells Like Teen Spirit - Nirvana

O Nirvana teve um caso muito sério com a sabedoria do "menos é mais". Para tocar essa música, o baixista Kirst Novoselic usou apenas as duas primeiras cordas do instrumento. Além disso, as poucas notas se repetem bastante.

A dificuldade dessa canção mora no andamento, ou seja, você precisa usar o metrônomo para não perder o tempo certo da música. No mais, a tablatura e a videoaula de baixo para Smells Like Teen Spirit estão no Cifra Club.

6. Na Sua Estante - Pitty

Tá tudo bem fácil até aqui, concorda? Por isso, chegou a hora de aumentar um pouquinho essa dificuldade! Para tocar a música Na Sua Estante, da Pitty, você vai contar com uma linha bem redonda, com poucas notas e usando duas cordas. A saída da zona de conforto, porém, se encontra em dois fundamentos:

  1. uso da palheta
  2. afinação dropada em uma das cordas

Isso não é nada que você não consiga fazer, conforme está bem explicadinho na videoaula abaixo:

Confira a tab de baixo da música Na Sua Estante, clássico do rock brasileiro dos anos 2000.

7. Another One Bites the Dust - Queen

Assim que leu o nome dessa música, certamente você começou a bater o pé no chão e a acompanhar a introdução! Normal que isso fosse acontecer, pois, esse clássico do Queen tem uma das linhas de contrabaixo mais icônicas da história do rock. Já que a música começa apenas com a cozinha, facilmente identificamos o riff do baixo. Felizmente esse conjunto de notas é simples e se repete em uma boa parte do arranjo.

Reparou que quando acontece uma mudança, o trecho fica um pouco mais difícil? Vale a pena o esforço de concentrar e aprender. A videoaula e a tab de baixo de Another One Bites The Dust esperam por você!

Mais conteúdo para a galera do groove

Se você é baixista iniciante, não deixe de conferir a listinha a seguir. São conteúdos voltados para impulsionar e motivar o seu aprendizado Se liga no rolê:

Ah, não posso me esquecer de te pedir um help. Que tal compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais? Juntos, você e eu conseguiremos incentivar o aprendizado musical! Além disso, tenho certeza de que aí na sua lista de amigos, incluindo os do WhatsApp, tem um monte de futuros heróis das quatro cordas 

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade