Os 11 maiores shows gratuitos de todos os tempos
Sete dos shows com maiores públicos da história aconteceram no Brasil, sendo seis deles no Rio de Janeiro
Ao longo das décadas, diversos shows gratuitos marcantes aconteceram ao redor do mundo. O público dessas apresentações é estimados a partir de imagens aéreas e cálculos de pessoas por metro quadrado, mas, como não há venda de ingressos ou bilheteria, esses dados costumam gerar debates e variações nos registros oficiais.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @terrasonora
Ainda assim, eventos gratuitos chegam a reunir milhões de pessoas. A Wikipedia reuniu uma lista dos 11 shows gratuitos com maiores públicos da história. Impressionantemente (ou não), sete deles aconteceram no Brasil, sendo seis no Rio de Janeiro.
O recorde vai para o show do cantor britânico Rod Stewart, na Praia de Copacabana, na virada do ano de 1994 para 1995, que reuniu 4,2 milhões de pessoas — recorde que consta inclusive no Guinness World Records.
O único nome que aparece mais de uma vez na lista, entretanto, é Jean-Michel Jarre, compositor, músico e produtor francês. Nascido em Lyon, ele foi um dos grandes pioneiros da música eletrônica mundial, e ganhou fama internacional com o álbum
Oxygène(1976) e com seus concertos grandiosos ao ar livre. Seus shows realizados em Paris e Moscou, em 1990 e 1997, respectivamente, atraíram mais de 2 milhões de pessoas.
O Todo Mundo no Rio,
projeto anual demegashows gratuitos realizados na Praia de Copacabana, também é responsável por três artistas da lista.
A edição inaugural, de 2024, foi comandada por Madonna , com público estimado em 1,6 milhão de pessoas. No ano seguinte, Lady Gaga atraiu cerca de 2,1 milhões de espectadores, e, em maio deste ano,Shakira reuniu aproximadamente 2 milhões.
Quem empatou em público com Shakira foi a banda gospel Diante do Trono, que gravou o álbum ao vivo Quero Me Apaixonar na Avenida Santos Dumont, em São Paulo, e levou 2 milhões de pessoas às ruas em 2003 — recorde de maior público em um concerto de música cristã da América Latina.
A lista também inclui festivais com a apresentação de diversos artistas, como o Monsters of Rock. Realizado em Moscou em 1991, o festival incluiu astros como AC/DC, Metallica, Pantera e The Black Crowes.
Também figura na lista o show beneficente Live 8, realizado em 2005 na Filadélfia (EUA), que reuniu nomes como Bon Jovi, Destiny's Child, Jay-Z, Alicia Keys e Linkin Park. O evento fez parte de uma série de shows realizados em países do G8 e na África do Sul, com o objetivo de pressionar líderes mundiais a perdoarem a dívida externa dos países mais pobres da África e aumentar a ajuda humanitária no continente.
Confira, a seguir, a lista completa dos 11 maiores shows gratuitos de todos os tempos:
11 shows gratuitos com maiores públicos da história
1. Rod Stewart - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 31/12/1994 - 4.200.000 pessoas
2. Jean-Michel Jarre - Universidade de Moscou, Moscou - 06/09/1997 - 3.500.000 pessoas
3. Jorge Ben Jor e Tim Maia - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 31/12/1993 - 3.000.000 pessoas
4. Jean-Michel Jarre - Paris - 14/07/1990 - 2.500.000 pessoas
5. Lady Gaga - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 03/05/2025 - 2.100.000 pessoas
6 Shakira - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 02/05/2026 - 2.000.000 pessoas
7. Diante do Trono - São Paulo - 12/07/2003 - 2.000.000 pessoas
8. Festival Monsters of Rock (Vários artistas) - Moscou - 28/09/1991 - 1.600.000 pessoas
9. Madonna - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 04/05/2024 - 1.600.000 pessoas
10 Live 8 (Vários artistas) - Filadélfia, EUA - 02/07/2005 - 1.500.000 pessoas
11. The Rolling Stones - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro - 18/02/2006 - 1.500.000 pessoas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.