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Nando Reis expõe em podcast conflitos dos Titãs, mágoa com 'Acústico' e saída gradual de integrantes

Em meio à turnê que reúne a formação clássica da banda, o músico conta os bastidores de sua saída do grupo, que inclui um caso de boicote na época do 'Acústico'

4 jul 2023 - 09h06
(atualizado em 4/7/2023 às 09h01)
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Na concorrida turnê Titãs Encontro - Todos ao mesmo Tempo Agora, em que a banda roda o Brasil com a reunião de seus integrantes originais, há um momento especial para relembrar o álbum Acústico MTV, um dos mais bem sucedidos de sua carreira, lançado em 1997.

Porém, para o músico e compositor Nando Reis, um dos sete titãs que participa desse reencontro, o projeto Acústico tem um travo amargo - e está longe de significar o auge da banda, embora, à época, a vendagem de 500 mil cópias e uma turnê longeva pudesse indicar o contrário.

Nem tudo são flores

"A MTV (promotora do projeto) fez esse período parecer mais relevante, mas eu não considero o apogeu dos Titãs. (O Acústico) é um disco de regravações", diz Nando, no segundo episódio de seu podcast narrativo Lugar de Sonho, que chega às plataformas digitais nesta segunda-feira, 3 de julho.

Em tom bastante sincero durante todo o episódio - e se colocando como protagonista dos fatos em muitos momentos - Nando prossegue: "A gênese e a definição dos Titãs como identidade musical se deu nos seus primeiros dez anos, quando o Arnaldo (Antunes) estava lá. Os 10 anos subsequentes, que incluem o Acústico, são consequência. Eu trato como produtos correlatos do que criamos antes", diz. Nando ficou por 20 anos no Titãs. Saiu do grupo em 2002, após o Arnaldo.

A análise que Nando faz sobre o projeto Acústico é apenas o ponto de partida para que ele exponha os conflitos que o levaram a sair da banda. No meio a oito integrantes protagonistas, cada um com uma especificidade e personalidade bem definida, sobram acusações de desencontros artísticos - e até de boicote.

O que Nando conta em quase 40 minutos de podcast é importante também para atender o que levou à saída gradual de quase todos os membros do grupo ao longo dos anos - dos integrantes originais, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto tocam a banda desde 2016. Tudo fica bastante claro, nesse sentido.

A acusação mais contundente feita por Nando envolve justamente o álbum Acústico. O músico narra o fato com certa mágoa, mesmo depois de quase 30 anos, e mesmo que ele envolva um de seus grandes amigos dentro dos Titãs: o músico Marcelo Fromer, que morreu em 2001.

Nando Reis comemora 60 anos com reunião dos Titãs e relançamento do primeiro álbum solo

Para o projeto Acústico, Nando disse que lutou para trazer de volta o produtor Liminha (que fez parte dos Mutantes e produziu, para os Titãs, o lendário Cabeça Dinossauro) para assinar a produção. Deu certo. "Tudo no Titãs era à custa de muita saliva, muita lábia", diz, bufando.

Quem assistiu à reunião dos Titãs para a turnê Titãs Encontro - Todos ao mesmo Tempo Agora (uma das apresentações em São Paulo está disponível na íntegra no Globoplay) percebe que Nando, mesmo com os sentimentos mais belos que a ocasião desperta nos fãs, continua sendo - e é o exemplo mais forte - de um ex-Titãs.

Ouça abaixo o episódio do podcast:

Podcast em cinco episódios

Nando lançou o podcast Lugar de Sonho no dia 26 de junho, quando foi ao ar o primeiro episódio, dedicado a suas lembranças familiares. No total, serão cinco, liberados um a um, toda segunda-feira. Arthur Chacon, assina a codireção do projeto.

Além desse segundo que trata especialmente de sua relação com os Titãs, Nando ainda fala sobre a parceria com a cantora Cássia Eller (episódio 3), sobre sua relação com Vânia Passos, sua mulher, e seus cinco filhos (episódio 4) e, por fim, traz reflexões da vida e sobre como suas experiências refletem em suas canções (episódio 5).

Os episódios foram gravados em uma fazenda na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, pertencente à família de Nando. O projeto que comemora os 60 anos do músico traz ainda trechos de gravações raras e demos, como as primeiras versões de Relicário, um de seus grandes sucessos na carreira solo.

Estadão
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