PUBLICIDADE

Músicas de Jack Johnson para tocar e curtir

Neste artigo, você acompanha as melhores dicas para tocar as principais músicas de Jack Johnson no violão. Hoje é aniversário deste super fera e, em sua homenagem, você vai aprender a tocar 10 músicas de Jack Johnson. O estilo do artista passeia entre o rock, pop, reggae e folk e vem conquistando admiradores nas últimas […] The post Músicas de Jack Johnson para tocar e curtir appeared first on Cifra Club.

19 mai 2022 11h54
ver comentários
Publicidade

Neste artigo, você acompanha as melhores dicas para tocar as principais músicas de Jack Johnson no violão.

Tocar as faixas do cantor é uma ótima oportunidade para curtir e evoluir no instrumento (Foto/Reprodução/Internet)
Tocar as faixas do cantor é uma ótima oportunidade para curtir e evoluir no instrumento (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

Hoje é aniversário deste super fera e, em sua homenagem, você vai aprender a tocar 10 músicas de Jack Johnson. O estilo do artista passeia entre o rock, pop, reggae e folk e vem conquistando admiradores nas últimas décadas.

Antes de virar cantor, ele fazia vídeos de surf e participava de competições, mas, depois de sofrer um acidente, começou a compor e nunca mais parou. Hoje, a gente encontra bastante dessa vivência do surf em seus clipes e na boa onda de suas músicas. Então, confira como tocá-las!

10 músicas de Jack Johnson para tocar agora mesmo!

Antes de tudo, já te adiantamos que algumas das canções que ensinaremos por aqui são:

  • Upside Down
  • Banana Pancakes
  • You And Your Heart
  • Better Together

Em geral, as músicas de Jack Johnson são bem fáceis de tocar. Só aqui e ali, trazem alguns riffs ou solinhos mais complicados, mas sempre bons demais de ouvir. De todo modo, você vai encontrar aqui bastante videoaulas em versões completas e simplificadas.

Enfim, vem curtir!

1. Breakdown

Começamos com este sucesso de 2005 que mostra bem a ideia de como as músicas de Jack Johnson podem ser tranquilas de tocar e ouvir. Breakdown contém apenas 5 acordes maiores e menores, em que somente o F inclui pestana.

O desenho desse acorde é mais simples no ukulele. Logo, fica mais fácil tocar a música nesse instrumento, que faz parte da gravação original. Confira como ela soa:

2. Flake

Alguns acordes de Flake podem representar desafios maiores para quem está começando a tocar, mas não chegam a ser nenhum bicho de sete cabeças. Vários acordes se repetem com pequenas variações, por exemplo, em C e C7.

O mesmo acontece nas pestanas de Bb e F, que às vezes se repetem com uma corda a menos sendo pressionada. A videoaula simplificada elimina algumas dessas variações e se concentra mais nos acordes, enquanto a versão completa ensina também a batida: 

3. Sitting, Waiting, Wishing

A cifra de Sitting, Waiting, Wishing se compõe de 5 acordes simples que variam, todos eles, pelo acréscimo de uma 7a . Então, por exemplo, você terá acordes básicos como A e E que em vários momentos se tornam A7 e E7 logo depois de serem executados.

Não é uma manobra muito complexa, mas a aula simplificada elimina essas variações e, além disso, usa uma batida mais básica. Por outro lado, a aula completa apresenta a batida ideal para esse som. Saca só:

4. Good People

A música Good People traz alguns desafios maiores para iniciantes, desde o solinho da intro (que se repete como ponte) até os acordes utilizados. Afinal, dos 7 shapes, apenas 2 não usam pestana, o que pode exigir mais agilidade e força na mão esquerda (no caso dos destros).

Já o dedilhado inclui técnicas mais avançadas, como bends, slides e Pull Offs, embora não se prolongue muito e traga várias repetições. O resultado é um som um pouco mais elaborado, mas , ao mesmo tempo, na pegada tranquila e dançante do músico. Confira:

5. Times Like These

Com uma levada bem mais lenta e apenas 4 acordes, Times Like These é bastante fácil de aprender a tocar. E isso mesmo se considerando que dois desses acordes têm pestana, que são o F#m e o B.

A videoaula simplificada não traz acordes diferentes, mas ensina a tocar em uma batida mais simples e elimina o solo final. A batida ideal e o solo que mistura ritmo e dedilhado você aprende com a videoaula completa:

6. Better Together

O conjunto de acordes de Better Together é, certamente, o mais complexo desta lista, com a maioria deles incluindo pestanas a partir da 5a casa. Ainda assim, são desenhos de acordes familiares e parecidos uns com os outros, então não se assuste com nomes como Bb/A.

O solo também não representa um desafio muito grande e está muito bem explicado na videoaula completa acima. Porém, a versão simplificada traz shapes mais simples e elimina o solo. Assim fica fácil!

7. If I Had Eyes

Com 5 acordes básicos e uma pestana, If I Had Eyes está entre as mais fáceis de se tocar desta lista. Além dos acordes simples, a canção tem a levada tranquila e pegada folk bem característica de Jack Johnson. Não conhece? Pois fique conhecendo agora:

8. You And Your Heart

Nem mesmo os solos de You And Your Heart podem tirar muito o sono de quem quer aprender a tocar essa música. Apesar de conter um acorde um pouco mais complexo, que é o G/F#, e a pestana em G#, é uma cifra tranquila para iniciantes.

9. Banana Pancakes

Com várias pestanas na 3a, 5a e 7a casas, além do riff misturando ritmo e dedilhado, Banana Pancakes é mais um pequeno desafio desta lista. Nem mesmo a versão simplificada escapa da grande variedade de acordes e um ou outro shape mais difícil.

Mas, se quiser encarar o desafio da versão completa, também não ficará na mão. Segue a aula completa:

10. Upside Down

O maior sucesso de Jack Johnson é Upside Down, com uma cifra bem simples que só pode dar trabalhar para quem estiver muito no início mesmo. Dos 5 shapes, 3 contém pestanas, mas são apenas acordes maiores e menores: B, F#m e G#m.

Ademais, o ritmo e os dedilhados também são mais simples, e você ainda pode encontrar uma videoaula que explica todos os detalhes do hit. Confira:

Curtiu tocar essas músicas de Jack Johnson?

Dissemos lá no início que as músicas de Jack Johnson seriam fáceis de tocar, mas talvez você tenha esbarrado em alguma batida ou dedilhado. Se for este o caso, não se preocupe, temos certeza de que, com um pouco de prática, você conseguirá tocar todas elas!

Além disso, você sempre poderá contar, também, com o apoio de profissionais preparadíssimos para te ajudar no Cifra Club Academy! Então, se ainda não conhece o nosso curso de violão online, acesse nossa plataforma de ensino e garanta aprendizado da melhor qualidade!

The post Músicas de Jack Johnson para tocar e curtir appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade