Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Meu melhor amigo está me deixando aos poucos', diz filho de Milton Nascimento após diagnóstico de demência

Cantor de 82 anos está longe dos palcos desde 2022, quando foi diagnosticado com a Doença de Parkinson

2 out 2025 - 14h35
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Milton Nascimento, diagnosticado com demência por corpos de Lewy, recebeu uma emocionante homenagem de seu filho Augusto, que relatou os desafios da nova rotina e destacou a conexão e gratidão pelo pai.
'Meu melhor amigo está me deixando aos poucos', diz filho de Milton Nascimento :

Milton Nascimento recebeu uma homenagem emocionante do filho, Augusto, após seu diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL) vir à tona nesta quinta-feira, 2. O jovem, que também é empresário do pai, relembrou os primeiros sintomas e se declarou ao cantor em uma publicação nas redes sociais. "Esse é o único pronunciamento que farei sobre esse tema", emendou. 

A condição de saúde do artista foi revelada pelo próprio Augusto em entrevista para a revista Piauí. Após a repercussão da notícia, ele resolveu se pronunciar em seu perfil no Instagram. No texto, o herdeiro do mestre do Clube da Esquina conta que começou a perceber alguns sinais no ano passado, mas "nada que fosse alarmante".

"De lá para cá, fomos levando a vida normalmente, ainda que com uma preocupação sempre existente, mas com ele recebendo inúmeras homenagens, sendo ovacionado, vibrando, cantando, sendo tema de desfile no carnaval, e por aí vai", destacou Augusto. 

Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Foto: Reprodução/Instagram

Longe dos palcos desde o fim da turnê A Última Sessão de Música, em 2022, Milton apareceu ao público em fevereiro deste ano, quando foi homenageado como enredo da Portela. Na ocasião, o cantor já tinha sido diagnosticado com Parkinson, o que lhe causava algumas limitações.

A doença, no entanto, não o impediu de realizar um longo passeio com o filho único. "Em maio, decidi fazer uma viagem de motorhome com ele. Rodamos aproximadamente 4.000 km. Eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto e escolhendo as músicas - tal qual sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo", relembrou. 

"De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos. Dentro das limitações dele, nos divertimos muito e, quando voltamos, ele só dizia que havia sido a melhor viagem da vida dele", emendou o empresário. 

Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Foto: Reprodução/Instagram

Uma semana depois, veio o primeiro susto com a saúde do artista. Em viagem a trabalho para Teresina, no Piauí, Augusto precisou voltar para casa após uma piora de Milton. 

"Era uma desidratação, já fruto da dificuldade que ele vem tendo de se hidratar e alimentar. Dali para frente, entramos em uma montanha-russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência", detalha. 

Nova rotina após o diagnóstico 

Aos 82 anos, Milton Nascimento convive agora com os sintomas da demência por corpos de Lewy (DCL), o terceiro tipo mais comum da doença. Para Augusto, os dias têm sido desafiadores e vividos um por vez.

"Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar", lamentou.

"As inúmeras ligações a cada vez que eu viajo para trabalhar, já não existem mais, nem mesmo a curiosidade por boas fofocas da vida, ou a espera ansiosa por cada vez que eu retorno para casa em que ele me aguardava com uma camiseta com a nossa foto, ou a curiosidade travessa de me perguntar se eu tinha batido em todo mundo nas voltas dos treinos de jiu-jitsu", se emocionou Augusto. 

Segundo o filho do cantor, a rotina tem sido uma "batalha diária" após o diagnóstico. "Uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos", escreveu.

"Em alguns momentos, enquanto assisto televisão com ele, em meio ao silêncio, ele puxa e segura a minha mão. Também tem sido comum que ele só aceite fazer algumas refeições, quando eu estou ali o incentivando... Acho que essas têm sido as maneiras dele me dizer o que em alguns momentos ele não vem conseguindo expressar através das palavras", continuou. 

Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Filho de Milton Nascimento fala pela primeira vez após diagnóstico de demência
Foto: Reprodução/Instagram

Augusto Kesrouani Nascimento foi adotado oficialmente pelo cantor já adulto, em 2017. Hoje aos 30 anos, ele fez questão de destacar a gratidão que sente pelo pai em um momento tão delicado. 

"Venho tentando retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho, dando o máximo de dignidade e conforto que ele pode e merece ter nesse momento. Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis, e seguiremos assim enquanto estivermos juntos nessa vida", finalizou. 

Na publicação, vários artistas deixaram mensagens de conforto a Augusto e Milton. "O tamanho do meu amor por vocês é imensurável", escreveu Maria Gadú. "Amamos vocês Augustinho. Seguimos meu amigo, pro que for e pro que precisar", garantiu Samuel Rosa. 

"Desfrute de cada minuto ao lado dele. Para que se impregne nas vivências o amor que tem o dom de eternizar nossas efemeridades", comentou Padre Fábio de Melo. 

Confira a publicação completa

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade