Lynyrd Skynyrd: setlist e o que esperar dos shows no Brasil
Banda pioneira do southern rock faz três apresentações no país além de sua participação no festival Monsters of Rock 2026 em São Paulo
O festival Monsters of Rock 2026 trará alguns dos maiores nomes do hard rock internacional para São Paulo no próximo dia 4 de abril. Várias dessas bandas vão fazer shows extras pelo país. É o caso do Lynyrd Skynyrd.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
O grupo pioneiro do southern rock - subgênero que combina rock, soul e country - fará três apresentações no Brasil além do Monsters. O Skynyrd toca dia 1º de abril na Live Curitiba, em Curitiba; 5 de abril no Qualistage, no Rio de Janeiro; e 6 de abril no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. A performance na capital fluminense terá abertura de Jayler e Dirty Honey, outras atrações do festival realizado em São Paulo. Ingressos estão disponíveis via Bilheteria Digital e Ticketmaster.
O que esperar da apresentação? A Rolling Stone Brasil preparou um guia com repertório, horários, recepção crítica de performances anteriores e mais. Confira!
Horário dos shows
- Em Curitiba, os portões da Live Curitiba abrem às 18h. Não há banda de abertura e o show do Lynyrd Skynyrd começa às 21h.
- No Rio de Janeiro, as portas do Qualistage abrem às 19h. Não se sabe o horário do show do Jayler, mas o Dirty Honey está marcado para 20h. O Skynyrd sobe ao palco 21h30.
- Em Porto Alegre, o Auditório Araújo Vianna abre às 19h30. Assim como Curitiba, não há atração de abertura e o show da banda americana começa Às 21h.
Quanto à classificação etária, Curitiba e Porto Alegre permitem crianças e adolescentes de até 15 anos, desde que estejam acompanhados de pais ou responsáveis. Acima de 16 anos não há qualquer restrição. No Rio de Janeiro, menores de 18 anos precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.
O que esperar do show
O Lynyrd Skynyrd é uma manifestação rock and roll do mito do Navio de Teseu, no qual uma tripulação foi trocando parte por parte até não haver mais nada da embarcação original. A banda não possui mais um membro fundador sequer, seja por saídas ou pelas inúmeras perdas e tragédias ocorridas ao longo da carreira. O último sobrevivente, o guitarrista Gary Rossington, faleceu em março de 2023.
Antes disso, havia um acordo com as famílias dos integrantes falecidos para o grupo se separar caso não houvesse mais nenhum fundador na formação. Entretanto, após a morte de Rossington, esse arranjo foi revisto. A banda anunciou em abril do mesmo ano que continuaria suas atividades em homenagem ao legado dos companheiros.
A última passagem do Skynyrd pelo Brasil ocorreu em setembro de 2023, meses após Rossington falecer. O conjunto tocou em São Paulo e no Jaguariúna Rodeo Festival.
Em resenha do show em São Paulo para o site Igor Miranda, Flávio Dagli elogiou a performance e as homenagens feitas aos integrantes mortos. Ao final, contemplou quais rumos o grupo poderia tomar a partir dali:
"Seguirá na ativa mesmo quando até aqueles que apenas conheceram os mortos já estiverem aposentados? Se depender da energia deles, a sensação que dá é que continuaremos a ver o Skynyrd por mais alguns anos nos palcos pelo mundo. Afinal, não foram eles que iniciaram uma turnê de despedia em 2018 para, 5 anos depois, falar em gravar um novo álbum? Disposição ali é o que não falta."
A performance na capital paulista também rendeu um momento legal. Alguém do Skynyrd notou que um fã na plateia tinha um cartaz no qual pedia para cantar "Simple Man" com a banda e o convidou para subir no palco. A banda ficou surpresa pela qualidade de sua voz. Isso porque o homem em questão, Nando Fernandes, era um vocalista veterano da cena hard rock/heavy metal, com passagens por Hangar, Sinistra, Brother Against Brother, Cavalo Vapor, entre outros.
https://www.youtube.com/watch?v=Q2TtmAViTWY&pp=ygUebHlueXJkIHNreW55cmQgbmFuZG8gZmVybmFuZGVz
Quando o grupo retomou as atividades em 1987, Johnny Van Zant assumiu os vocais no lugar do irmão, Ronnie. Ele permanece na função até hoje. O resto do Skynyrd atual é formado por Rickey Medlocke (guitarra), Mark Matejka (guitarra), Damon Johnson (guitarra), Peter Keys (teclado), Robbie Harrington (baixo), Michael Cartellone (bateria), Carol Chase e Stacy Michelle (backing vocals).
Análise do setlist
Em "Free Bird", Ronnie Van Zant cantava que era incapaz de ser mudado por outra pessoa. O mesmo vale para os setlists recentes do Lynyrd Skynyrd. A banda só fez uma alteração no seu repertório ao vivo ao longo do último ano: a inclusão e exclusão de "Cry for the Bad Man", música lançada originalmente no álbum Gimme Back My Bullets (1976). A faixa era presença perene em shows pelo primeiro semestre, mas foi descartada durante o verão do hemisfério norte, com poucas aparições desde então.
Em comparação aos shows de 2023 no Brasil, a principal diferença é a ausência recente das canções "Skynyrd Nation", "Whiskey Rock-a-Roller" e "The Ballad of Curtis Loew". As substitutas são a já mencionada "Cry for the Bad Man"; "The Needle and the Spoon", do álbum Second Helping (1974); e "Down South Jukin'", da compilação Skynyrd's First and… Last (1978).
Quatro discos dominam as escolhas do setlist. Quatro canções da estreia, (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) (1973), três de Second Helping, três de Street Survivors (1977). Gimme Back My Bullets cede sua faixa-título e Nuthin' Fancy (1975) aparece com "Saturday Night Special".
Durante "Tuesday's Gone", Gary Rossington é homenageado no telão e recebe uma dedicatória. Já em "Free Bird", Ronnie Van Zant e outros ex-membros aparecem e recebem tributo.
Curiosamente, o Skynyrd também toca um cover. "Call Me the Breeze", clássico de J.J. Cale, foi regravada pelo grupo em Second Helping e faz parte dos setlists desde os anos 1970.
Possível setlist de Lynyrd Skynyrd
Segue abaixo possíveis setlists de Lynyrd Skynyrd no Brasil, sempre sujeito a alterações pela banda.
1. Workin' for MCA
2. What's Your Name
3. That Smell
4. I Know a Little
5. Saturday Night Special
6. Down South Jukin'
7. Gimme Back My Bullets
8. The Needle and the Spoon
9. Tuesday's Gone (Dedicada a Gary Rossington)
10. Simple Man
11. Gimme Three Steps
12. Call Me the Breeze (J.J. Cale cover)
13. Sweet Home Alabama
Bis:
14. "Free Bird