Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis para usar transporte público no trajeto até o Autódromo de Interlagos, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o calor. A repercussão é sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgada em março, em que 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na foto, Bruna Sekiya e Camila Rodrigues
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis para usar transporte público no trajeto até o Autódromo de Interlagos, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o calor. A repercussão é sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgada em março, em que 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na foto, Julia Pontes e Carol Carvalho
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis para usar transporte público no trajeto até o Autódromo de Interlagos, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o calor. A repercussão é sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgada em março, em que 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na foto, Laura Pereira e Julia Bionde
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis para usar transporte público no trajeto até o Autódromo de Interlagos, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o calor. A repercussão é sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgada em março, em que 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na foto, Marina Fuser e Giovana Cassini
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis para usar transporte público no trajeto até o Autódromo de Interlagos, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o calor. A repercussão é sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgada em março, em que 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na foto, Talita e Giovana Carvalho
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Compartilhar
Publicidade
A pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) que chocou os brasileiros em março continua tendo uma forte repercussão. No resultado, 26% dos entrevistados disseram que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas" e 58% opinaram que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros.”.
Neste sábado (5), primeiro dia de shows do Lollapalooza 2014, várias fãs afirmaram que se sentiram desconfortáveis no trajeto até o Autódromo de Interlagos, onde acontece o festival, já que estavam de roupas curtas para enfrentar o dia de forte calor na capital paulista.
O Terra entrevistou mulheres entre 16 e 25 anos e todas relataram que já sofreram assédio no transporte público ou nas ruas, em casos que foram vítimas de comentários infames e desconcertantes e até mesmo perseguição no metrô de São Paulo. Para evitar esse tipo de situação, muitas meninas optaram por ir ao Lollapalooza de carro ou van.
“Eu vim de carro porque justamente não me sinto à vontade de andar de transporte público de roupa curta”, disse Talita Carvalho, 25 anos. “Agora eu ando mais de carro, mas quando andava de ônibus eu sempre usava calça”, continuou ela, ao relembrar um incidente que aconteceu com uma amiga. “Ela estava de saia no ônibus e um cara passou a mão nela”.
Camila Rodrigues, 18 anos, passou por uma situação ainda mais aterrorizante. A jovem contou que já foi perseguida no metrô de São Paulo. “Um homem começou a me seguir e fiquei com medo. Dei uns perdidos e ele acabou desistindo”. Bruna Sekiya, 17 anos, comentou que costuma ser muito abordada nas ruas e lamentou a mentalidade feudal das pessoas que responderam à pesquisa.
Julia Pontes, 18 anos, e Carol Carvalho, 18, são de São Paulo, mas também preferiram vir ao festival de van. O grupo de amigas de Campinas Marina Fuser, 16, Giovana Cassini, 16, Laura Pereira, 16, e Juliana Biondi, 18, foi de carro ao festival, mas não deixou de relatar o dia-a-dia no transporte público: “prefiro andar de jeans e blusa mais larga para evitar isso”, disse Juliana.