Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Human League apresenta sucessos para Via Funchal vazio

7 abr 2011 - 23h09
(atualizado em 7/4/2011 às 08h43)
Compartilhar
Carolina Ferreira
Direto de São Paulo

Um dos percursores da new wave e do synthpop no final da década de 1970, os ingleses do Human League subiram ao palco paulistano nesta quarta-feira (6) com atraso de 20 minutos, tocando para um Via Funchal repleto de espaços vazios.

Ouça música grátis no Sonora

Com o apoio de imagens minimalistas exibidas no telão, Philip Oakey, Susan Ann Sulley e Joanne Catherall abriram a única apresentação da atual turnê no Brasil com Never Let Me Go, canção do último disco, Credo, ainda não lançado no País. Esta é a segunda vez que o trio traz a São Paulo sua música baseada em sintetizadores.

Enquanto Phil corria de um lado ao outro do palco com o microfone, as meninas dançavam com graça e leveza. Os ingleses tiveram o apoio de dois tecladistas - um deles tocou guitarra em algumas músicas - e de um baterista que optou pela versão eletrônica do instrumento.

Após a abertura um tanto fria, já que nem todos conheciam a música inicial, o grupo animou os saudosos fãs com o clássico das pistas dos anos 1980, Open your Heart.

O vocalista Phil Oakey, que estava usando óculos escuros e um sobretudo preto, com capuz que cobria grande parte de seu rosto, mostrou-se empolgado por estar de volta ao Brasil. "Boa noite, São Paulo", cumprimentou, recebendo como resposta uma grande ovação do pequeno público, que se dispôs a sair de casa numa fria noite de outono para assisti-los. "É muito legal estar aqui novamente", disse antes de Mirror Man, sucesso de 1993, que a plateia acompanhou com palmas.

Na sequência, Phil, a morena Joanne e a loira Susan Ann Sulley - adornada com uma graciosa flor no cabelo -, colocaram o público para dançar com mais um de seus hits, dessa vez, Tell me When, do disco Octopus, de 1994.

Depois, o grupo britânico disparou sucessos como The Lebanon, Egomaniac, Empire State Human, Night People e Fascination, canção em que os integrantes foram apresentados por Phil. No entanto, nenhum hit fez os fãs pularem mais do que Don't You Want Me, cuja letra foi gritada em coro pela plateia. O trio, ainda, emocionou o público com Human.

Durante o bis, o líder da banda voltou a usar o sobretudo preto com o capuz que tapava seus olhos, enquanto cantava Seconds, que teve como extensão imagens de ponteiros girando sem parar no telão.

Para encerrar o show, Phil colocou uma camisa preta e as cantoras vestiram figurinos que remetiam a um estilo de cabaret - uma delas usou máscaras, e se despediram da capital paulista com Together in Eletric Dreams.

Nova roupagem dos clássicos
Assim, o Human League teve um feedback positivo de um público - na faixa dos 25 aos 40 anos - que certamente já dançou muito ao som dos hits do grupo nos anos 1980 e 1990.

A nova roupagem para os sucessos de trinta anos agradou fãs como o professor Maurício de Oliveira, 30 anos, que dançou empolgado durante todo o show. "Acho muito legal o Human League conseguir se atualizar e se adaptar às novas tecnologias. O que eu mais gostei foi que a banda conseguiu dar uma nova cara aos clássicos", afirmou. Maurício se animou também quando o vocalista pediu para que os fãs colocassem os vídeos no show no Youtube.

Já para o supervisor de comunicação Lucas Coutinho, 28, o ponto alto do show foi Don't You Want Me, mas ele diz que esperava que a banda tocasse apenas hits. "Acho que eles não conseguiram animar tanto o público, porque faltou tocar alguns sucessos. Eles vieram lançar o novo CD que ainda não saiu no Brasil. Então, a maioria estava esperando músicas antigas. Tinham que ter mesclado mais", argumenta.

O grupo eletrônico foi formado em 1977 em Sheffield, cidade industrial do norte da Inglaterra e lançou o primeiro álbum - Revolution - em 1979. Depois, produziram regularmente os CDs Travelogue (1980), Dare (1981), Love and Dancing (1982), Hysteria (1984), Crash (1986), Romantic?(1990) e Octopus (1994) até empacarem com Secrets(2001). Após dez anos sem gravar nada novo, eles voltaram com Credo em março deste ano.

Confira o set list do show em São Paulo:

Never Let Me Go
Open Your Heart
Tell Me When
Sound of the Crowd
Heart Like A Wheel
The Lebanon
Egomaniac
Empire State Human
Night People
Human
Love Action
All I Ever Wanted
Fascination
Mirror Man
Don't You Want Me

Bis:
Seconds
Together In Electric Dreams

Foto: Elodio Machado / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra