Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como tocar bateria: dicas para começar no instrumento

Já se pegou batucando no volante do carro ou até mesmo nas pernas enquanto ouvia aquela sua música favorita? Se sim, saiba que você já está no caminho certo para aprender como tocar bateria! A bateria é um instrumento que define a parte rítmica das músicas, e, para tocá-la, é muito importante treinar a coordenação […] The post Como tocar bateria: dicas para começar no instrumento appeared first on Cifra Club.

15 dez 2021 - 12h58
(atualizado em 15/12/2021 às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Já se pegou batucando no volante do carro ou até mesmo nas pernas enquanto ouvia aquela sua música favorita? Se sim, saiba que você já está no caminho certo para aprender como tocar bateria!

Jovem se prepara para mais uma prática em sua bateria (Foto/PxHere)
Jovem se prepara para mais uma prática em sua bateria (Foto/PxHere)
Foto: Cifra Club

A bateria é um instrumento que define a parte rítmica das músicas, e, para tocá-la, é muito importante treinar a coordenação motora. Além disso, é importante conhecer as partes da bateria, para desenvolver proximidade com o instrumento.

Beleza, agora que você já sabe quais são os dois principais requisitos para adentrar no mundo das baquetas de vez, que tal aprender como tocar bateria na real?

Como tocar bateria: os 5 primeiros passos

Não tem nenhum grande mistério em aprender como tocar bateria, mas há alguns detalhes que são muito importantes e precisam ser observados.

Por ser um instrumento que é formado por um conjunto de outros instrumentos, a bateria exige muito mais da desenvoltura física e técnica do que da compreensão da teoria musical.

Por isso que a repetição dos movimentos e exercícios é uma das formas mais eficientes para aprender como tocar bateria

Vamos para a parte prática?

Segurando as baquetas

Já sabemos que o som da bateria é produzido através do toque da baqueta nas peles dos tambores ou nos pratos, e por isso começaremos justamente por elas. 

A baqueta é dividida em três partes: Cabeça, pescoço e corpo. A cabeça e o pescoço ficam na extremidade da baqueta e são as partes que mais entram em contato com os tambores do instrumento. 

Enquanto que o corpo, a parte central, é por onde as baquetas devem ser seguradas, por uma pinça formada pelo dedão e pelo dedo indicador. Os outros dedos envolvem o restante do corpo da baqueta para que seja possível realizar um movimento de ida e vinda, o de ataque, como uma mola.

Importante: existem várias outras formas de segurar a baqueta, porém essa dica é de como segurá-la da forma mais comum e simples.  

Posicionamento é importante

A bateria é um instrumento que geralmente se toca sentado e de forma relaxada, certo? Sim!!!

Então, a fim de evitar lesões e/ou esforços desproporcionais, é importante sempre se atentar à distância que o corpo do músico está do instrumento.

Lembre-se sempre que os toques da baqueta acontecem, geralmente, na parte central dos tambores da bateria.

Por isso que o posicionamento do baterista precisa de uma distância adequada, que não seja desconfortável, e que o possibilite a ter uma pegada precisa. 

Os pratos devem estar posicionados a uma distância em que também não seja preciso que o músico estique o braço exageradamente para acertá-los. 

Bom, agora que entendemos um pouco mais sobre como se portar com as baquetas, vamos para dicas de como, de fato, começar a tocar bateria?

Toque as peças separadamente

Chegou, enfim, o momento de você tirar um som de sua bateria.

Para começar, vamos dar dicas de exercícios bem simples, para conhecer o som de algumas peças, treinar os primeiros movimentos e tocar alguns grooves. 

Primeiramente, vamos tocar, de forma separada, as três principais partes da bateria: o chimbal (com a mão direita), a caixa (com a mão esquerda) e o bumbo.

E de início, usaremos um compasso simples, na velocidade mais ou menos do ponteiro de um relógio, dividido em quatros tempos de contagem. 

A cada contagem (um, dois, três e quatro), tocaremos simultaneamente uma parte da bateria. Concentre-se na precisão do movimento e não na força. 

Depois de repetir duas ou três vezes, passe para a próxima peça da bateria. 

Mas lembre-se: é muito importante executar os exercícios de forma lenta e sempre repetir o máximo de vezes possível, pois ainda estamos na fase de treinar e assimilar todos os movimentos. Assim conseguiremos tocar bateria de uma forma bastante natural. 

Toque mais de uma peça conjuntamente  

Depois de tocar as peças de forma individual, tocaremos, agora, duas peças simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. 

Manteremos a mesma contagem de antes, mas dessa vez tocaremos o chimbal de forma contínua, referência para a contagem, enquanto marcamos ora a caixa ora o bumbo. 

Repita esse movimento algumas vezes e não se esqueça de que há a possibilidade de mudar a mão direita para outras partes da bateria, para o prato de condução, por exemplo.

Agora, toque alternadamente 

Aqui, continuaremos com o chimbal como nosso instrumento de referência nos quatros tempos de contagem. 

Porém tocaremos o bumbo no tempo 1 e no tempo 3 e a caixa nos tempos 2 e 4. 

Com esse último exercício, começaremos a tocar nossa primeira levada. Experimente, por exemplo, acrescentar mais toques no chimbal e permanecer com o toque alternado entre bumbo e caixa. 

Assim, é possível explorar novos ritmos, grooves e aumentar cada vez mais o seu repertório na bateria.

Um jeito divertido de exercitar esse movimento é acompanhar músicas que também tenham uma levada simples. 

Opa, não conhece ou não consegue lembrar de nenhuma música com um groove mais tranquilo? Sem problemas! Aqui vai uma dica: 

Aliás, a videoaula e a tablatura desta música já foram disponibilizadas pela equipe do Cifra Club. É só clicar nos links a seguir e conferir:

Como tocar bateria sozinho?

Sim, meus caros, é possível aprender bateria sem a ajuda de um profissional da música. 

Para isso, o mais importante é treinar seus movimentos e habilidades, pois a parte mais difícil é coordenar todos os movimentos para conseguir tocar bem cada parte da bateria.

Se você já aprendeu a tocar as peças da bateria de forma alternada e começou a acompanhar várias músicas para exercitar esses movimentos, continue com essa rotina de treino para evoluir sozinho no instrumento.

Ouça muitas músicas e se ligue em sempre observar como a bateria está sendo tocada, como o arranjo foi construído. 

Depois, reproduza os movimentos repetidamente, até que eles estejam totalmente memorizados e já sejam tocados "mecanicamente". 

Para exemplificar, podemos pegar a música Pais e Filhos, da banda Legião Urbana.

Ela é um ótimo exemplo de canção que possui andamento e groove bem tranquilos de acompanhar, caso você esteja no início da jornada neste instrumento.

Porém, à medida que você for evoluindo no instrumento, treine com músicas que sejam cada vez mais desafiadoras, com arranjos mais elaborados.

No caso das viradas, treine sua percepção musical e ouça atentamente como elas são realizadas (quais partes são tocadas e em quais trechos da música).

E lembre-se sempre do mais importante: repita os movimentos o máximo de vezes, até que o som seja executado bem e soe de maneira limpa.

Aprender a ler partitura é outro recurso que te dará mais liberdade e segurança na hora de tirar um som por aí.

Outras pequenas dicas de como tocar bateria sozinho

Algumas dicas que serão de grande utilidade para você, futuro baterista:

  • Sempre batuque com as mãos;
  • Aprenda a usar o metrônomo;
  • Alterne as mãos durante as batucadas;
  • Sempre marque o tempo de uma música;
  • Treine batidas simples e duplas em cada parte da bateria.

Aprenda mais dando play no vídeo abaixo:

Valeu! 

Curtiu, gostou ou achou massa este artigo? Então compartilhe com a galera das baquetas e continue acompanhando todas as dicas do nosso blog. Também não deixe de assistir às nossas videoaulas!

The post Como tocar bateria: dicas para começar no instrumento appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade