PUBLICIDADE

Como músicas de Bob Marley, Pink Floyd e Jimi Hendrix chegaram até a Lua

Nave espacial Odysseus levou para o espaço mais de 25 mil músicas, incluindo também a temática capa de 'The Dark Side of the Moon', do Pink Floyd; ação, que tem apoio de Elon Musk, visa eternizar a arte feita em nosso planeta

29 fev 2024 - 14h42
(atualizado em 1/3/2024 às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Jimi Hendrix: canções de um dos maiores guitarristas de todos os tempos também foram encapsuladas
Jimi Hendrix: canções de um dos maiores guitarristas de todos os tempos também foram encapsuladas
Foto: Estadão / Estadão

O pouso da nave Odysseus em solo lunar, no dia 22 de fevereiro, foi um marco para o desenvolvimento espacial e também para a história da música. Isso porque o módulo levou consigo uma cápsula contendo mais de 25 mil canções digitalizadas de nomes como Jimi Hendrix, Bob Marley, Elvis Presley, Janis Joplin, The Who, Pink Floyd, Timberland e Marvin Gaye - entre centenas de outros artistas. O objetivo foi criar uma cápsula resistente ao tempo que eternizasse a arte feita na Terra.

Entre os arquivos, estão também pinturas de Van Gogh, fotos do festival Woodstock, o filme Climate Refugees (2010) e a capa do sugestivo álbum Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd. Para um dos idealizadores do projeto, Dallas Santana, essas são manifestações artísticas que "resistem ao tempo" - isso porque a cápsula, feita de vidro, níquel e NanoFiche, foi idealizada para durar milhões de anos, talvez até mais que a vida terrena.

Santana - que é fã confesso de Jimi Hendrix - garantiu que há músicas inéditas do guitarrista na cápsula. A prioridade por artistas que estiveram no Woodstock foi estratégica, já que o festival aconteceu no mesmo ano em que o ser humano pisou na Lua pela primeira vez. Para ele, é também uma forma de eternizar a mensagem do amor. "Precisamos de paz na terra agora. Trouxemos à Lua o Verão do Amor [em referência aos artistas pacifistas dos anos 1960], as pessoas, os artistas e as mensagens que são necessárias na Terra neste momento."

Hendrix no Woodstock.
Hendrix no Woodstock.
Foto: Estadão / Estadão

A ação foi idealizada pela Space Blue, de Santana, em parceria com as empresas de Elon Musk, Intuitive Machines e a SpaceX, com o apoio da Melody Trust, companhia que detém direitos autorais de alguns dos grandes ídolos do rock.

Esta também foi a primeira vez que um módulo de pouso privado fez um pouso na Lua e também a primeira vez que um satélite norte-americano retorna para lá desde a Missão Apollo, de 1972.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade