Bon Jovi inaugura estádio do Super Bowl com show
Antes do estouro de fogos de artifício que serviu como culminação ao espetáculo realizado no New Meadowlands Stadium, em Nova Jersey, na noite de quarta-feira (26), antes da sessão acústica que ocupou porção razoável do show e antes do maior de seus muitos refrões entusiásticos, Jon Bon Jovi teve de superar algumas dificuldades técnicas. Não que as pessoas que estavam ao lado dele no palco tenham percebido; ele havia começado a cantar
Runaway, canção a que os fãs do Bon Jovi atribuem importância quase bíblica, quando o som do estádio inteiro caiu, excetuados os monitores da banda no palco. O Bon Jovi continuou tocando, ao longe, como se alguém tivesse apertado o botão de mute, e a plateia fez o possível para compensar o súbito silêncio.
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Foi um pequeno percalço que durou talvez um minuto, em um show de outra forma muito bem azeitado que tinha ao menos um propósito cerimonial claro: batizar o novo estádio de futebol americano do New York Giants e New York Jets, apenas um dia depois que uma votação da NFL, a organização que comanda o futebol americano profissional, o escolheu para sediar o Super Bowl de 2014. Pouco antes do defeito, Bon Jovi havia feito referência à notícia, com sua mistura típica de humor e charme: "E não me incomodaria se o Super Bowl fosse entre o Giants e o Jets, aliás". Depois, o líder conduziu a banda na acelerada Raise Your Hands, uma canção perfeita para um show de estádio, e preparou o terreno para Runaway, fingindo surpresa: "É hora de voltarmos no tempo. Ops, lá estamos de novo em 1984".
A banda sobreviveu e prosperou desde que Runaway se tornou seu primeiro sucesso. Desafiando a cultura pop em constante mutação, a crise da indústria fonográfica e uma sucessão de álbuns irregulares, o Bon Jovi tem lugar garantido no rock de estádio, bem como o prestígio cívico requerido para eventos como esse. O núcleo do grupo ainda é formado por Richie Sambora na guitarra solo, David Bryan no teclado e Tico Torres na bateria. O baixo coube a Hugh McDonald, que tocou com o grupo na gravação original de Runaway, e Bobby Bandiera colaborou na guitarra base.
Bon Jovi tocou violão em algumas faixas, quando não estava posando com os braços erguidos. Como outro músico renomado de Nova Jersey, Bruce Springsteen - encarregado do show de despedida do velho Giants Stadium no ano passado-m ele defende com orgulho exultante o seu território de origem, em canções que falam sobre persistir e insistir.
A comparação talvez se esgotasse por aí, não fosse o vislumbre de indignação moral nas canções mais novas do grupo. The Circle, lançado no ano passado, marcou o retorno do Bon Jovi ao rock operário, depois de lucrativas incursões ao pop em modo Nashville.
The Circle também é reflexo da preocupação política mais acentuada de Bon Jovi, um tema que influencia a turnê do novo disco. We Weren¿t Born to Follow leva jeito de música de campanha eleitoral, e não só por conta da imagem de Barack Obama projetada em um telão.
Para anunciar outro dos singles do novo disco, When We Were Beautiful, Bon Jovi adotou tom apartidário, e expressou sua esperança de uma "década do nós" na vida norte-americana. (O primeiro verso da canção diz o mundo está rachado.) Já Work for the Working Man funciona um pouco pior na categoria populismo, e parece algo encontrado na pilha de refugos de uma sessão de gravação de Springsteen.
Nas suas melhores composições ¿e há muitas delas, da enfática It's My Life à enfaticamente romântica I'll Be There for You-, a banda fez com que o novo estádio parecesse o único ambiente apropriado para o seu som. Um fator positivo é que o estádio, com cara de inacabado embora já dotado de uma equipe completa de funcionários, oferecia som incomumente claro, muito melhor que a média nesse tipo de evento e infinitamente superior ao de seu predecessor.
Os fogos de artifício vieram com Keep the Faith, disparando chuvas de fagulhas a cada vez que a palavra "faith" fé era repetida. Esse anseio laico de conexão é um traço comum nas apresentações da banda, mas havia um toque de uma busca mais delicada em When We Were Beautiful, a canção que se seguiu à interrupção no som. "Queria saber para onde foi", cantou Bon Jovi, em referência não ao som mas sim à inocência e juventude perdidas. "Precisamos voltar para encontrá-las".