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Bon Jovi inaugura estádio do Super Bowl com show

28 mai 2010 - 13h43
(atualizado às 15h43)
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Antes do estouro de fogos de artifício que serviu como culminação ao espetáculo realizado no New Meadowlands Stadium, em Nova Jersey, na noite de quarta-feira (26), antes da sessão acústica que ocupou porção razoável do show e antes do maior de seus muitos refrões entusiásticos, Jon Bon Jovi teve de superar algumas dificuldades técnicas. Não que as pessoas que estavam ao lado dele no palco tenham percebido; ele havia começado a cantar

Jon Bon Jovi durante show em New Jersey
Jon Bon Jovi durante show em New Jersey
Foto: Getty Images
Runaway

, canção a que os fãs do Bon Jovi atribuem importância quase bíblica, quando o som do estádio inteiro caiu, excetuados os monitores da banda no palco. O Bon Jovi continuou tocando, ao longe, como se alguém tivesse apertado o botão de mute, e a plateia fez o possível para compensar o súbito silêncio.

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Foi um pequeno percalço que durou talvez um minuto, em um show de outra forma muito bem azeitado que tinha ao menos um propósito cerimonial claro: batizar o novo estádio de futebol americano do New York Giants e New York Jets, apenas um dia depois que uma votação da NFL, a organização que comanda o futebol americano profissional, o escolheu para sediar o Super Bowl de 2014. Pouco antes do defeito, Bon Jovi havia feito referência à notícia, com sua mistura típica de humor e charme: "E não me incomodaria se o Super Bowl fosse entre o Giants e o Jets, aliás". Depois, o líder conduziu a banda na acelerada Raise Your Hands, uma canção perfeita para um show de estádio, e preparou o terreno para Runaway, fingindo surpresa: "É hora de voltarmos no tempo. Ops, lá estamos de novo em 1984".

A banda sobreviveu e prosperou desde que Runaway se tornou seu primeiro sucesso. Desafiando a cultura pop em constante mutação, a crise da indústria fonográfica e uma sucessão de álbuns irregulares, o Bon Jovi tem lugar garantido no rock de estádio, bem como o prestígio cívico requerido para eventos como esse. O núcleo do grupo ainda é formado por Richie Sambora na guitarra solo, David Bryan no teclado e Tico Torres na bateria. O baixo coube a Hugh McDonald, que tocou com o grupo na gravação original de Runaway, e Bobby Bandiera colaborou na guitarra base.

Bon Jovi tocou violão em algumas faixas, quando não estava posando com os braços erguidos. Como outro músico renomado de Nova Jersey, Bruce Springsteen - encarregado do show de despedida do velho Giants Stadium no ano passado-m ele defende com orgulho exultante o seu território de origem, em canções que falam sobre persistir e insistir.

A comparação talvez se esgotasse por aí, não fosse o vislumbre de indignação moral nas canções mais novas do grupo. The Circle, lançado no ano passado, marcou o retorno do Bon Jovi ao rock operário, depois de lucrativas incursões ao pop em modo Nashville.

The Circle também é reflexo da preocupação política mais acentuada de Bon Jovi, um tema que influencia a turnê do novo disco. We Weren¿t Born to Follow leva jeito de música de campanha eleitoral, e não só por conta da imagem de Barack Obama projetada em um telão.

Para anunciar outro dos singles do novo disco, When We Were Beautiful, Bon Jovi adotou tom apartidário, e expressou sua esperança de uma "década do nós" na vida norte-americana. (O primeiro verso da canção diz o mundo está rachado.) Já Work for the Working Man funciona um pouco pior na categoria populismo, e parece algo encontrado na pilha de refugos de uma sessão de gravação de Springsteen.

Nas suas melhores composições ¿e há muitas delas, da enfática It's My Life à enfaticamente romântica I'll Be There for You-, a banda fez com que o novo estádio parecesse o único ambiente apropriado para o seu som. Um fator positivo é que o estádio, com cara de inacabado embora já dotado de uma equipe completa de funcionários, oferecia som incomumente claro, muito melhor que a média nesse tipo de evento e infinitamente superior ao de seu predecessor.

Os fogos de artifício vieram com Keep the Faith, disparando chuvas de fagulhas a cada vez que a palavra "faith" fé era repetida. Esse anseio laico de conexão é um traço comum nas apresentações da banda, mas havia um toque de uma busca mais delicada em When We Were Beautiful, a canção que se seguiu à interrupção no som. "Queria saber para onde foi", cantou Bon Jovi, em referência não ao som mas sim à inocência e juventude perdidas. "Precisamos voltar para encontrá-las".

The New York Times
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