PUBLICIDADE

As melhores de Tiago Iorc: 7 músicas pra tocar no violão

Nesse dia 28 de novembro, a nova MPB está em festa e vamos comemorar tocando as melhores de Tiago Iorc, o aniversariante do dia! Figura de grande destaque na música brasileira há, pelo menos, 6 anos, o cantor brasiliense se sobressai no conceito da composição de suas obras. Com uma carreira tão relevante no cenário […] The post As melhores de Tiago Iorc: 7 músicas pra tocar no violão appeared first on Cifra Club.

28 nov 2021 11h05
ver comentários
Publicidade

Nesse dia 28 de novembro, a nova MPB está em festa e vamos comemorar tocando as melhores de Tiago Iorc, o aniversariante do dia! Figura de grande destaque na música brasileira há, pelo menos, 6 anos, o cantor brasiliense se sobressai no conceito da composição de suas obras.

De cabeça raspada, Tiago Iorc está de volta (Foto/Divulgação/Rafael Trindade)
De cabeça raspada, Tiago Iorc está de volta (Foto/Divulgação/Rafael Trindade)
Foto: Cifra Club

Com uma carreira tão relevante no cenário fonográfico tupiniquim da última década, não podíamos deixar de prestar essa homenagem!

As melhores de Tiago Iorc: aprenda a tocar

A natureza acústica pop e folk de Tiago Iorc torna o seu repertório extremamente atrativo para quem toca violão, a exemplo de John Mayer. Pensando nisso, fizemos uma seleção de músicas essenciais da carreira do artista, aquelas indispensáveis para conhecê-lo e entender a sua arte. Hoje, você vai ver por aqui:

  • Amei Te Ver
  • Nothing But a Song
  • Coisa Linda
  • Liberdade Ou Solidão
  • E mais!

Amei Te Ver

Uma das canções mais famosas do cantor não poderia ficar de fora da lista sobre as melhores de Tiago Iorc! Single do álbum que o lançou à exposição, Troco Likes (2015), tem uma letra extensa demais para o pop, mas um refrão que pega.

A cifra de Amei Te Ver é de nível fácil e conta com somente sete acordes. A introdução pede um hammer on e um pull off, então, se for iniciante, é ótimo para praticar, pois, o trecho é curto. Por fim, a batida bem característica pode ser um pequeno desafio aos que não estão acostumados a tocar abafando as cordas.

Nothing But a Song

A balada à lá John Mayer é despretensiosa até em seu nome ("apenas uma música", em tradução livre). Ela representa o que há de mais cru no estilo do cantor e recebeu esse nome pois era somente um teste de composição de Tiago. Em suma, a canção se tornou muito maior do que os planos do jovem Iorc lá em 2007.

Para aprender a tocar Nothing But a Song você vai precisar de treze acordes em A (Lá Maior) e domínio de fingerstyle. O riff da introdução se repete por boa parte da canção, assim, com um pouco de noção rítmica e acordes bem ensaiados, você já pega tudo. Se sobrar qualquer dúvida, é só correr para a videoaula.

Coisa Linda

No meio da década passada, Coisa Linda correu o país arrancando suspiros apaixonados até dos corações mais frios. É o fruto mais popular da carreira de Tiago e ditou todo o humor da era estrondosa que foi Troco Likes (2015).

Para tocar Coisa Linda, você vai precisar de um capotraste na primeira casa e oito acordes. Uma das características dessa canção é a mudança de tempo em alguns versos, que dinamiza e torna a faixa muito mais divertida de tocar! Em suma, o padrão das batidas vai te dar algum trabalho, mas a videoaula está aí para descomplicar esse processo.

Liberdade Ou Solidão

Essa aqui possui um dos dedilhados mais sensíveis de Tiago, acompanhada de uma das suas melhores letras também. A profundidade de Liberdade Ou Solidão a destaca no meio dos hits vizinhos do seu álbum e garante lugar entre as melhores de Tiago Iorc.

A cifra de Liberdade Ou Solidão é de nível fácil e bastam apenas quatro acordes para tocá-la. A canção é toda dedilhada, não exige nenhum conhecimento avançado da técnica, mas os iniciantes podem precisar praticar um pouco mais se quiserem cantar junto.

Desconstrução

A composição traz uma reflexão sobre o uso de redes sociais e como isso impacta na vida real e na percepção do sujeito sobre si. Desconstrução acena para o título do álbum Reconstrução (2019) e foi lançada no retorno do primeiro hiato do cantor. Portanto, essa faixa está entre as melhores de Tiago Iorc por representar a visão do artista sobre o mundo de hoje.

Aprenda a tocar Desconstrução com o capotraste na primeira casa e oito acordes. A introdução dramática é bem espaçada e caraterística, não será difícil de pegar. Você também irá usar um recurso percussivo para os versos, emendando-os em acordes que entram para marcar a melodia. Em suma, vai ser uma experiência fora da rotina!

Tangerina

Tangerina é uma das composições mais gostosas de Tiago e está presente no álbum de 2019 também. Subjetiva e provocativa, você pode não assimilar todo o seu significado ouvindo-a somente uma vez.

Aprenda a tocar Tangerina com o capotraste na segunda casa e oito acordes. Em qualquer versão da cifra, a batida é rápida e marcada com os versos da letra. Sendo assim, os iniciantes podem encontrar dificuldade na troca dos acordes pouco usuais da versão principal.

Mulher

Em Sigo de Volta (2016), o cantor apresentou Mulher, que pode não ser a favorita dos fãs em sua versão original, mas arrasa no acústico. Ao vivo, Tiago reproduz um arranjo mais sensível e mostra que com voz e violão ele sempre vence.

A cifra de Mulher exige um ajuste na afinação do violão e usa dezessete acordes. Apesar do excesso, seu nível é fácil e você só precisa dar mais atenção à variação dos dedilhados, principalmente na ponte.

Quem é Tiago Iorc

Tendo morado em Londres nos seus primeiros anos de vida, o cantor teve o inglês como primeira língua. Naturalmente, começou a compor no idioma procurando, até mesmo, um alcance internacional. Foi com essas composições em inglês que ele começou a ganhar notoriedade, aparecendo em trilhas sonoras de grandes novelas brasileiras.

Em 2015, lançou seu primeiro trabalho em português. O premiado álbum Troco Likes emplacou Coisa Linda e Amei Te Ver, garantindo até uma indicação ao Grammy Latino. Mais tarde, Reconstrução (2019), chegou com uma cara mais sóbria e menos "fofa", contrastando com as canções fáceis do trabalho anterior.

Agora, em 2021, Tiago Iorc reaparece com um conceito ainda mais distante da vibe que o levou ao estrelato. Com o disco Masculinidade (2021), o artista reflete sobre questões que o tocam, compondo uma canção densa e complexa. Portanto, não é uma canção de amor, nem de rádio e menos ainda para cantar em coro nos shows, mas para fazer pensar.

O que aconteceu com Tiago Iorc

O primeiro sumiço do cantor - bem mais amigável que o estilo de Belchior - em 2018, pegou os fãs de surpresa. Tiago alegou precisar de um tempo para si, distante dos ofuscantes holofotes. Então, no topo, ele decidiu se isolar e só voltou para lançar Reconstrução, no ano seguinte.

Tiago hibernou novamente em 2020, período em que ninguém, como da primeira vez, soube notícias dele. Porém, em novembro de 2021, ele voltou à cena com o clipe de Masculinidade. Ao que tudo indica, o artista segue com a proposta de investir em reflexões profundas e até autocrítica.

Curtiu a seleção de músicas e está empolgado(a) para tocar as melhores de Tiago Iorc? Compartilhe o texto com seus amigos e descubra aquelas que eles mais querem te ver tocar!

The post As melhores de Tiago Iorc: 7 músicas pra tocar no violão appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade