Arlindo Cruz teve AVC em 2017 e enfrentou várias cirurgias; relembre
Após acidente, compositor nunca mais se apresentou
O sambista Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Considerado por muitos como o "sambista perfeito", o cantor é um dos principais nomes do gênero musical e é responsável pela composição de quase 700 canções.
O estado de saúde do sambista, no entanto, era delicado há alguns anos. Em 2017, Arlindo sofreu um Acidente Vasculhar Cerebral (AVC). Ele ficou internado durante 15 meses, grande parte desse período na UTI.
Durante a recuperação, ele passou por 14 cirurgias — sendo cinco delas na cabeça —, além de uma embolia pulmonar. Após um ano e meio hospitalizado, Arlindo voltou para a casa. O sambista, no entanto, passou a conviver com sequelas graves — ele perdeu os movimentos do corpo e a fala. Após o acidente, ele nunca mais se apresentou.
Em seu processo de recuperação, o compositor foi submetido a inúmeras sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia. Em 2020, o cantor apresentou algumas melhoras. Em seu perfil nas redes sociais, o cantor Arlindinho, filho de Arlindo, revelou que seu pai estava conseguindo falar algumas palavras e se alimentar sozinho.
O quadro do sambista, no entanto, teve uma piora em julho de 2023. O músico voltou a ser internado, dessa vez no Centro de Tratamento Intensivo da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, para tratar uma pneumonia. Ainda em 2023, ele retornou ao hospital e ficou quase um mês sob cuidados médicos para tratar uma caxumba bacteriana.
Em 2024, Arlindo precisou voltar ao hospital para tratar infecções do trato respiratório e urinário. Em julho desse mesmo ano, ele foi submetido a quatro extrações dentárias em ambiente hospitalar.
Em abril de 2025, o cantor precisou ser novamente internado para tratar de uma pneumonia. Na época, a equipe médica que cuidava de Arlindo afirmou em uma nota que "devido à sua condição de saúde já delicada, o caso inspira cuidados redobrados". Ele teve alta em 18 de junho, depois de quase 50 dias internado.
O cantor, no entanto, teve de retornar ao hospital somente alguns dias após ser liberado. De acordo com sua mulher, Babi Cruz, o cantor lutava contra uma bactéria resistente. "Foram mais de 30 pneumonias, então, a gente acredita que ele vai reverter mais essa, sem dúvida", declarou ela, à época. Infelizmente, Arlindo não teve alta desta internação e morreu no hospital.