Alok e Vini Jr. inauguram centro de treinamento na Bahia
Institutos ligados às duas personalidades foca na educação antirracista em escolas quilombolas
O DJ e produtor Alok enviou um vídeo para a Escola Municipal Altiva Ana da Conceição, em Ituberá, no sul da Bahia, marcando a inauguração do segundo CT Base Ancestral.
No vídeo, o artista falou sobre o projeto e a parceria: "A gente quer contribuir para melhorar ainda mais o aprendizado dos alunos e das alunas sobre as matérias do currículo oficial, buscando ampliar uma visão anti-racista e também agregar um maior conhecimento sobre a cultura dos nossos povos originários."
Alok também lamentou não poder estar lá pessoalmente, mas deixou todo o seu carinho e entusiasmo pela cidade.
A inauguração do CT Base Ancestral aconteceu após o sucesso das atividades em Búzios, no Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir com a rotina de estudos dos alunos, especialmente na abordagem de temáticas étnico raciais.
A escola recebeu um Centro de Tecnologias Educacionais Base, totalmente ambientado com referências ao universo do futebol e da música, simbolizados por Vini Jr. e Alok. Além disso, o CT também proporciona formação continuada para os professores e tecnologias educacionais, como o Aplicativo Base e o Base de Dados, que ajudam a monitorar o impacto das iniciativas.
O apoio da WAWW, empresa de equipamentos de som, também foi fundamental, doando fones de ouvido para o espaço, tornando ainda mais rica a experiência para os estudantes.
"Chegamos a Ituberá para colaborar com a escola na missão de tornar a aula cada vez mais cativante, conectada aos interesses dos alunos e comprometida com as pautas étnico-raciais. Faremos isso através das nossas ferramentas educacionais, como o CT Base e o Aplicativo Base, e do diálogo constante com as professoras e gestoras escolares que, para nós, são as protagonistas deste trabalho", diz Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.
E avalia: "Esse segundo CT reforça o compromisso desses dois ídolos da juventude com a educação pública do Brasil e com uma nova geração ainda mais consciente de suas raízes e potencialidades".
O projeto Base Ancestral também prevê a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base: no ambiente virtual, eles motivam e empoderam os alunos em matérias tradicionais e também na seção de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
Alok e Vini Jr.: projeto oferecerá suporte aos docentes do projeto
O projeto também oferecerá suporte contínuo aos docentes, oficinas que abordam essas relações e, mais futuramente, o Movimento e Aprendizagem, também conhecido como Mov.A. Através dele, movimentos corporais e fundamentos esportivos serão integrados às disciplinas tradicionais, ampliando as possibilidades de ensino-aprendizagem e incentivando a prática esportiva.
"Ituberá mora no meu coração, acolhe há muitos anos o festival Universo Paralello, criado por meu pai. O Festival tornou-se um grande evento no calendário local, impulsionando o turismo e a geração de renda na região, mas há muito tempo eu sonhava em compartilhar com a comunidade uma iniciativa na área da educação. A parceria entre o Instituto Alok e o Instituto Vini Jr. para esta ação na escola quilombola Altina Ana da Conceição é nossa contribuição para que as crianças tenham um aprendizado alegre e efetivo, e os professores mais uma ferramenta para sua missão", encerra Alok.