PUBLICIDADE

3 passos para organizar os seus estudos de guitarra

Confira os melhores conselhos para você saber como organizar os estudos de guitarra! Um dos maiores desafios para quem está pensando em ser guitarrista é organizar os estudos de guitarra, para que se possa evoluir de forma contínua. Essa é uma daquelas questões em que não há uma resposta certa e definitiva, pois a evolução […] The post 3 passos para organizar os seus estudos de guitarra appeared first on Cifra Club.

22 mai 2022 15h18
ver comentários
Publicidade

Confira os melhores conselhos para você saber como organizar os estudos de guitarra!

Ter métodos organizados influencia diretamente seu resultado com as seis cordas (Foto/Freepik)
Ter métodos organizados influencia diretamente seu resultado com as seis cordas (Foto/Freepik)
Foto: Cifra Club

Um dos maiores desafios para quem está pensando em ser guitarrista é organizar os estudos de guitarra, para que se possa evoluir de forma contínua. Essa é uma daquelas questões em que não há uma resposta certa e definitiva, pois a evolução de alguém depende de diversos fatores.

Sendo assim, separamos 3 passos para você se organizar na hora de estudar seu instrumento. Lembrando que essas dicas valem tanto para quem está no nível básico quanto para os que pretendem tocar apenas por hobby. Portanto, se você quer se organizar melhor para tornar seus estudos mais eficazes, confira!

Como organizar meus estudos de guitarra?

Muitas pessoas que estão entrando agora no mundo da música podem achar que dedicar tempo aos estudos é uma bobagem. É comum ouvir pessoas dizendo que técnica em excesso pode diminuir o feeling do músico, tornando-o muito mecânico e pouco emocionante. Porém, jamais acredite nesse tipo de comentário.

É essencial dedicar o máximo de tempo possível para melhorar suas técnicas, aprender novos acordes e assimilar conceitos de teoria musical. Seja para criar seu próprio som ou para tocar músicas de outras bandas, saber todas as possibilidades que sua guitarra pode oferecer é a melhor das opções. Por isso, organizar uma rotina de estudos vai fazer toda a diferença.

Então, vamos ao passo a passo de como organizar melhor o estudo de guitarra:

1. Descubra quanto tempo você terá para se dedicar

Essa é uma questão muito pessoal. Tudo vai depender da sua rotina, da prioridade que você dará aos estudos e da sua determinação em evoluir na guitarra. Recomendamos que você monte uma planilha com todas as tarefas que tem durante cada dia da semana. Em seguida, observe quanto da sua rotina atual pode ser dedicada para as aulas.

Se você não tem muito tempo para estudar e, ainda assim, está determinado a evoluir, nossa sugestão é que dedique um mínimo de 30 minutos por dia. Isso porque os resultados dos estudos serão melhores praticando um pouco todos os dias do que três ou quatro horas em um único dia da semana.

Não se esqueça de que acrescentar uma nova tarefa ao seu dia pode parecer impossível no começo. No entanto, vale o esforço de encontrar uma vaga na sua agenda para essa atividade que, certamente, será muito prazerosa.

2. Divida o tempo que você tem em seções

Se você está começando na guitarra ou se considera um guitarrista de nível básico, provavelmente deve estar muito interessado pela parte prática. Então, no início, é normal dedicar a maior parte do tempo de estudo a isso. Porém, não esqueça da teoria e de outros aspectos importantes.

Pensando nisso, algumas seções que você pode incluir na sua rotina de estudos são:

Se você tiver apenas 30 minutos, pode dividir seus estudos em Treino A e Treino B, como numa academia de exercícios físicos. Por exemplo, se for estudar de segunda a sábado, fará os exercícios do Treino A às segundas, quartas e sextas. Os do Treino B ficam para os outros dias.

Vale lembrar que essa é apenas uma sugestão. O melhor a fazer, porém, é falar com alguém experiente e fazer um mix de acordo com as partes que precisa dar mais ênfase. É preciso saber identificar o que você precisa fazer com mais urgência e montar seus estudos a partir disso.

Caso esteja estudando sozinho, o melhor a fazer é diversificar e, no decorrer do tempo, perceber quais são as seções que tem mais dificuldade. Depois de identificadas, foque nelas e se dedique até achar que conseguiu um bom resultado.

3. Torne seus estudos de guitarra um hábito

O ideal é que você torne seus estudos um hábito diário. Eles devem fazer parte da sua rotina diária como escovar os dentes, tomar café da manhã, checar as redes sociais etc. Então, sugerimos que faça um teste. Procure encaixar seus estudos logo antes ou após algo que você faz obrigatoriamente todo dia.

Vamos supor que você acorde, tome café, escove os dentes, tome banho, saia para trabalhar, chegue à noite em casa e jante. Que tal colocar seu estudo de guitarra sempre após o jantar? A sacada aqui é você não escolher um horário qualquer, mas sim após algo que você faz sempre.

Pode demorar algum tempo até que você encontre a rotina de estudos ideal. O importante, no entanto, é testar e sentir se está dando certo ou não. Se não estiver, faça algumas mudanças e teste novamente.

Outras dicas para quem está começando

Começar a tocar um novo instrumento é tarefa para quem, como você, está empolgado e sabe aonde quer chegar. Por isso, ainda que no início tudo pareça meio complicado, foque nas conquistas diárias que vão acontecer e no estudo de guitarra.

Escolha músicas mais fáceis num primeiro momento. Mesmo que elas não sejam do estilo que você goste de ouvir, conseguir tocar uma canção inteira vai te deixar empolgado e pronto para continuar.

Tenha paciência e divirta-se no processo. Será um caminho desafiador e deve ser vivido com prazer naquilo que está fazendo. Lembre-se que todos os grandes guitarristas já passaram pela mesma fase que você está passando agora.

Sendo assim, se em algum momento perceber que está meio desanimado, tire um tempo de descanso. Quando voltar, certamente estará mais animado.

Não pare de evoluir nunca!

Por fim, depois de você saber o passo a passo para organizar melhor os seus estudos de guitarra, vamos agora à dica final: embora estudar sozinho seja uma opção, tudo fica melhor se você acompanhar as aulas de professores que tenham grande experiência e adorem ensinar. No Cifra Club Academy, você encontra tudo isso!

Feito para quem é apaixonado por música e quer continuar aprendendo, nossa plataforma disponibiliza vários cursos completos, disponíveis com apenas uma assinatura! Logo, não dá pra perder essa oportunidade, não é?

The post 3 passos para organizar os seus estudos de guitarra appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade