Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Minha trajetória sempre esteve ligada ao desejo de ver mulheres vivendo de forma plena", afirma autora

5 set 2025 - 00h48
Compartilhar
Exibir comentários

Renata Miranda é psicóloga, mentora e escritora que se dedica ao seu propósito de ajudar mulheres a viver plenamente

Renata Miranda é psicóloga, mentora e escritora que se dedica ao seu propósito de ajudar mulheres a viver plenamente.
Renata Miranda é psicóloga, mentora e escritora que se dedica ao seu propósito de ajudar mulheres a viver plenamente.
Foto: Márcia Piovesan

Renata Miranda ajuda, há mais de 10 anos, pessoas a se reencontrarem consigo mesmas, com sua história e com seu propósito de vida. Formada em psicologia e também em Direito, ela fundou o Instituto Plenamente, em Goiânia (GO), onde realiza mentorias para mulheres. Este ano, Renata publicou seu segundo livro, denominado 'Eu, Plena', que une a ciência e a fé na busca pelo autoconhecimento.

"Minha trajetória sempre esteve ligada ao desejo de ver mulheres vivendo de forma plena, na sua identidade e emoções", destacou Renata. Para realizar seu propósito de vida a psicóloga atua em diversas frentes participando de palestras, cursos e mentorias, além de ser professora em seu curso de formação em psicanálise do 'Instituto Plenamente', que tem por objetivo transformar vidas.

Renata também é idealizadora do 'Café com Plenitude', que chega à sua quinta edição, reunindo mulheres para momentos de conexão, saúde emocional e fé. "Passei por experiências que me fizeram compreender a importância do cuidado com a saúde emocional, da fé em Deus e da reconstrução da autoestima", afirmou.

Com a missão de inspirar mulheres a viverem com equilíbrio, liberdade emocional e plenitude, Renata encontrou na escrita uma forma de ajudar mais mulheres, seu primeiro livro foi lançado em dezembro de 2024, um devocional chamado 'Devocional da Mulher Plena', com 365 mensagens de fé, para cada dia do ano. Em julho de 2025, ela se debruça novamente neste tema como seu segundo livro 'Eu,Plena'.

Livro 'Eu, Plena'

'Eu, Plena' é o seu segundo livro publicado, a ideia nasceu como um projeto especial e pessoal, mas que também é fruto de anos de trabalho com mulheres no consultório, em grupos terapêuticos e em mentorias. "O livro surgiu a partir das anotações, reflexões e conteúdos que compartilho com as mulheres que acompanho. Percebi que precisava transformar esse material em algo acessível a todas — um guia, mas também um abraço em forma de palavras", relembra Renata.

"O livro é uma jornada que une fé e ciência, com 7 capítulos práticos, que convida a mulher a olhar para sua história, liberar perdão, reencontrar sua identidade em Deus, aprender a lidar com os múltiplos papéis, cultivar conexões saudáveis e, por fim, se posicionar em seu propósito e viver de forma plena", descreve a autora.

De acordo com Renata, o processo de escrita foi intenso e desafiador, pois envolveu seu olhar profissional e experiências pessoais. "Em alguns momentos precisei parar, refletir e revisitar a minha própria história, recordei superações, mas também angústias que me emocionaram".

Outro desafio que a autora enfrentou foi conciliar a escrita com as demandas diárias como mãe de três filhos, esposa, psicóloga e mentora. "Porém meu propósito falou mais alto, afinal é um livro que inspira, confronta e acolhe ao mesmo tempo. É como uma conversa terapêutica comigo, de mulher para mulher".

A formação como psicóloga deu a Renata a base científica e prática clínica para compreender os processos emocionais, enquanto a atuação como mentora a aproximou da realidade das mulheres. "Essa união me permitiu escrever de forma didática, mas também sensível, com uma linguagem acessível que toca o coração e a mente".

Participação na Bienal e Conferência Mulheres Plenas

Este ano, em lançamento para seu livro, Renata participou da Bienal do Rio e afirmou que foi uma experiência transformadora. "Foi emocionante ver tantas pessoas interessadas em conhecer meu trabalho, conversar sobre o livro e compartilhar histórias. Senti que meu propósito ganhou ainda mais força ao perceber como o livro alcançou mulheres de diferentes lugares e contextos".

Outro projeto que faz parte da divulgação do livro foi a Conferência Mulheres Plenas realizada em julho, que nasceu do desejo de transformar o conteúdo do livro em uma experiência ao vivo, onde reuniu mulheres para momentos de reflexão, palestras, arte e comunhão. "A conferência é um espaço de cura, encorajamento e ativação de propósito, onde cada participante é lembrada de que não está sozinha em sua jornada" destacou Renata.

Em novembro, a autora estará na Expo Cristã no Rio realizando o lançamento do livro. Outros próximos projetos com o livro já estão definidos. "Depois do lançamento, meus próximos passos estão voltados para expandir a mensagem do 'Eu, Plena' através de mentorias, imersões e cursos. Estou com um projeto de levantar mulheres capazes de ajudar outras através dessa ferramenta que é o livro", concluiu.

Serviço

Livro 'Eu, Plena'

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade