'Estou muito triste com o estado do mundo', diz vencedor do Nobel de Literatura após prêmio
László Krasznahorkai, escritor húngaro de 71 anos, foi anunciado como vencedor do prêmio na manhã desta quinta, 9, e concedeu entrevista à Academia Sueca
Escolhido para receber o Prêmio Nobel de Literatura 2025, o escritor húngaro László Krasznahorkai, de 71 anos, concedeu uma entrevista à instituição pouco após a anúncio feito pela Academia Sueca na manhã desta quinta-feira, 9.
Krasznahorkai, autor de Sátántangó (Companhia das Letras), foi premiado "por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte". Ele ganhará 11 mil coroas suecas, cerca de R$ 6 milhões na cotação atual.
Ele também disse que se sentia orgulhoso de usar seu idioma original, o húngaro, em seus romances, e agradeceu em primeiro lugar aos leitores: "Ler livros nos dá mais força para sobreviver a esses tempos tão difíceis na Terra."
Krasznahorkai era um dos nomes mais cotados para receber o Nobel de Literatura neste ano. Aparecia com chances de 10/1 nas principais casas de apostas da Inglaterra, ao lado da chinesa Can Xue. Apesar disto, ele afirma que ficou "absolutamente surpreso" com a notícia.
Questionado sobre sua principal fonte de inspiração, o húngaro respondeu: "a amargura". Em seguida, explicou: "Eu estou muito triste com o estado do mundo agora e essa é minha inspiração mais profunda. Isso também pode ser uma inspiração: deixar algo para as próximas gerações para sobreviver a esses tempos."
Krasznahorkai disse que resolveria questões administrativas durante o dia, e que não mudaria seus planos por conta do Nobel, mas que sairia para jantar com amigos depois.