Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Johnnie Walker reverencia percussionista brasileiro Paulinho da Costa

Filme inaugura série de ações de reconhecimento e celebração, que se conectam pela conquista da estrela na Calçada da Fama

6 fev 2026 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários

Referência na percussão contemporânea, Paulinho da Costa levou sua obra além das fronteiras, influenciou gerações e levou o ritmo afro-brasileiro para o centro da música global. Ao longo de sua carreira, o artista tocou em mais de 6 mil faixas, gravou com 972 artistas diferentes, participou de projetos que resultaram em 161 indicações ao Grammy, sendo 59 vencedores do prêmio, além de acumular mais de 180 álbuns e singles de ouro e platina. Ainda assim, seu nome permanece pouco conhecido pelo público brasileiro.

Paulinho da Costa em ação de celebração promovida pela Johnnie Walker
Paulinho da Costa em ação de celebração promovida pela Johnnie Walker
Foto: Nayara Spina/ Divlgação / Rolling Stone Brasil

"Alguns artistas no Brasil já foram mais reconhecidos lá fora do que aqui, como grandes nomes da bossa nova. Hoje, a cultura brasileira está sendo cada vez mais celebrada e gerando muito orgulho, especialmente pelo reconhecimento global nas principais premiações,", afirma em nota Guilherme Martins, CMO da Diageo Brasil. "E quando olhamos para a trajetória do Paulinho e o que ele fez, a conta não fecha: ele está em milhares de músicas, nos maiores álbuns, nas trilhas sonoras mais icônicas da história, e ainda assim segue pouco conhecido por aqui. A história de Paulinho da Costa é feita de passos que mudaram a música e continuam ecoando até hoje, por isso queremos celebrá-lo", completa o diretor do grupo.

Instrumentista em "Thriller", de Michael Jackson, "La Isla Bonita", de Madonna, "All Night Long" de Lionel Richie, "We Are the World", do projeto USA for Africa e muitos dos sucessos de Whitney Houston e Tina Turner, da Costa é o foco da nova campanha de Johnnie Walker, centrada em um filme-manifesto para celebrar sua trajetória e impacto cultural.

Com a canção de Lionel Richie "All Night Long" como trilha, o filme conecta ritmos amplamente reconhecidos à história do artista que atravessou fronteiras e ajudou a moldar o som de grandes clássicos globais. Ao contar essa trajetória, a marca almeja reforçar sua conexão com histórias de progresso e movimentos que moldaram a cultura pop contemporânea.

"Música é uma das expressões mais claras do progresso. Ela atravessa gerações, conecta pessoas e ajuda a transformar a sociedade, e é exatamente isso que Johnnie Walker sempre promoveu. No Brasil, entramos nesse território por meio da plataforma 'Passos que mudam o ritmo do mundo', conectando música, cultura e experiências imersivas para levar as histórias e trajetórias icônicas a um público cada vez maior", afirma Paloma di Santo, diretora de Marketing Scotch Portfolio da Diageo.

Como parte da campanha, a marca também financiou um documentário sobre a história de Paulinho da Costa, dirigido por Oscar Rodrigues Alves e produzido por Alan Terpins. Com previsão de lançamento em plataforma de streaming ainda no primeiro semestre de 2026, o filme apresentará sua vida e obra, além de depoimentos de alguns dos artistas e produtores mais influentes da história, como Quincy Jones e Will.i.am.

Nascido no Rio de Janeiro, o percussionista começou a tocar instrumentos de percussão aos cinco anos, ainda no início dos anos 1950, e construiu uma carreira sem paralelos na música internacional. Além de colaborar com nomes como Michael Jackson, Madonna, Whitney Houston, Diana Ross, Stevie Wonder, Elton John, Quincy Jones, Lionel Richie, Tina Turner, Céline Dion e Earth, Wind & Fire, o artista também lançou seis álbuns autorais, nos quais mistura jazz, funk, ritmos latinos e influências afro-brasileiras.

Paulinho da Costa também contribuiu para mais de 350 filmes, assinando ou participando de trilhas sonoras icônicas como A Cor Púrpura (1985), Os Embalos de Sábado à Noite (1977), Dirty Dancing (1987), Purple Rain (1984) e Hairspray (2007). O artista também colaborou com franquias de sucesso como Jurassic ParkTransformersMissão: Impossível, e Indiana Jones, entre muitos outros, em canções que ganharam 12 Oscars. Multi-instrumentista, Paulinho domina mais de 200 instrumentos de percussão de diferentes culturas, sendo reconhecido mundialmente como autoridade em sua área.

Esse movimento de celebração ganha ainda mais força diante de um marco histórico: em 2026, o artista se tornará a primeira pessoa nascida no Brasil a receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Criada pela AlmapBBDO, a campanha integra a plataforma de música "Passos que Mudam o Ritmo do Mundo", lançada por Johnnie Walker em 2025. "Deu uma certa vergonha perceber que a gente mesmo não tinha a mínima ideia de quem ele era, mas conhecia a grande maioria das músicas que ele ajudou a dar ritmo." afirmam Edu Lima, Pedro Corbett e Rodrigo Adam, diretores executivos de criação da agência.

"Esse projeto tem um significado muito importante para mim. A música sempre foi meu caminho e ver essa história sendo contada e celebrada dessa forma tão bonita é motivo de muito orgulho e alegria", comenta Paulinho da Costa.

Globalmente, a iniciativa de Johnnie Walker na música já contou com o anúncio de parcerias como Sabrina Carpenter, embaixadora da marca. No Brasil, além de parcerias com artistas, festivais e projetos culturais, a marca recebeu um Grand Prix em Cannes por "Errata 88", campanha que colocou Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, em evidência, corrigindo um erro histórico.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade