James Brown: show histórico de 1962 ganha edição em disco de vinil
'Live At The Apollo' consolidou a reputação do artista como mestre incontestável da soul music
Muitos álbuns são alardeados como lendários, porém poucos merecem o reconhecimento. Live At The Apollo de James Brown, gravado ao vivo em 1962 no Apollo Theatre nos EUA é um daqueles raros álbuns que faz jus à fama.
Lançado apesar das dúvidas da gravadora naquela época, a King Records, Live At The Apollo consolidou a reputação de James Brown como o mestre incontestável da soul music. DJ's tocaram o álbum inteiro de uma só vez - isso numa época em que as rádios rejeitavam singles de quatro minutos por serem muito longos - e o disco alcançou o segundo lugar na parada pop da Billboard, um feito inédito para um álbum de R&B com pegada mais ousada.
De acordo com o site Vinews, este registro histórico está disponível para o mercado internacional pela Universal Music, via Polydor Records, em seu site oficial pelo valor de US$ 38,99 (cerca de R$ 216 no câmbio atual - Taxas podem ser aplicáveis).
Live At The Apollo é mais do que um fenômeno pop: é um registro de um dos maiores artistas americanos no auge de sua carreira artística. Décadas depois, este ainda é um dos maiores álbuns ao vivo de todos os tempos. Este disco foi gravado em 24 de outubro de 1962 no lendário Apollo Theater, em Harlem, Nova York (EUA). O álbum foi lançado em maio de 1963 pela King Records e se tornou um marco na soul music e R&B.
James Brown bancou a gravação do álbum ao vivo do próprio bolso
James Brown bancou a gravação do álbum do próprio bolso, pois sua gravadora não acreditava que um disco ao vivo sem músicas inéditas seria lucrativo. No entanto, o álbum foi um sucesso estrondoso, passando 66 semanas na parada Billboard Top Pop Albums, chegando à 2ª posição.
Já no século XXI, em 2004, Live At The Apollo foi incluído no National Recording Registry da Biblioteca do Congresso dos EUA devido à sua importância histórica. Além disso, foi eleito um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos pela Rolling Stone, ocupando a posição 24 em 2003 e 65 na revisão de 2020.
Confira o conteúdo completo de James Brown: Live At The Apollo, 1962 em disco de vinil:
Introduction By Fats Gonder / Opening Fanfare
I'll Go Crazy
Try Me
Think
I Don't Mind
Lost Someone
Medley: Please, Please, Please / You've Got The Power / I Found Someone / Why Do You Do Me / I Want You So Bad / I Love You, Yes I Do / Strange Things Happen / Bewildered / Please, Please, Please
Night Train / Closing