Guia do futebol brasileiro: regras, campeonatos e times
Se é ano de Copa do Mundo, não dá pra assistir futebol sem entender nada, né? Pensando nisso, a TT Esportes preparou este guia do futebol brasileiro, com tudo o que importa para você acompanhar a temporada de 2026 sem medo de errar na conversa.
Como funciona o futebol?
Cada time entra em campo com 11 jogadores, sendo um goleiro e dez de linha. As posições variam entre defesa, meio de campo e ataque, mas nem sempre existe um jogador fixo para cada função. O técnico pode montar o time de várias formas, dependendo da estratégia.
Quem são os jogadores?
A ordem segue do fim do campo, onde fica o goleiro, para a frente, dividido por áreas:
Defesa:
-
Goleiro: fecha o gol, não deixa a bola entrar
-
Lateral direito e esquerdo: fazem a ligação entre a defesa e o meio de campo, jogam pelos lados
-
Zagueiros: ajudam o goleiro a proteger o gol, ficam mais ao centro da área
Meio de campo:
-
Volante: jogador mais defensivo, prepara as jogadas para o ataque
-
Meia-lateral: jogam nas bordas do campo, fazem a ligação entre a defesa e o ataque
-
Meia-central: controla o centro do campo
-
Meia-armador: criam os lances ofensivos
Ataque:
-
Ponta: atacam pelas laterais, geralmente fazem passes para o centroavante
-
Segundo atacante: jogadores de alta velocidade, preparam o passe para o gol ou finalizam
-
Centroavante: finaliza as jogadas, fazem gols, se movimentam menos
É permitido até 15 jogadores no banco de reservas, e as trocas podem acontecer em, no máximo, três momentos, mudando apenas cinco jogadores.
Objetivo e tempo de jogo
O objetivo é simples: fazer gol, sem usar as mãos. O jogo tem dois tempos de 45 minutos, com acréscimos definidos pelo árbitro.
Em jogos decisivos, caso a partida termine empatada, existem duas possibilidades de desempatar:
-
O jogo segue para a prorrogação, que são mais 30 minutos de jogo, divididos em dois de 15 minutos cada.
-
Caso não haja o desempate na prorrogação, a partida é decidida nos pênaltis.
-
Em alguns campeonatos, a decisão vai direto para os pênaltis.
Nos pênaltis, os jogadores têm cinco chances de fazer um chute livre direto para o gol, e as jogadas são alternadas. Se continuar empatado depois dos cinco pênaltis, cada equipe tem mais uma chance até desempatar de vez.
Como o campo é dividido?
Cada metade do gramado é de um time, e esses lados são invertidos depois do intervalo. Existe a grande área, onde toda falta é pênalti e é o limite para o goleiro usar as mãos; e a pequena área, onde os jogadores batem o tiro de meta.
Pontuação, punições e VAR
No futebol, vence quem faz mais gols. Em campeonatos como o Brasileirão, o vencedor soma três pontos e o empate vale um ponto para cada lado. As punições acontecem por meio dos cartões amarelo e vermelho, aplicados pelo juiz. O VAR entra em cena para revisar gols, pênaltis, impedimentos e cartões vermelhos.
O que é impedimento?
O impedimento acontece quando um atacante recebe a bola à frente do penúltimo defensor no momento do passe, ganhando vantagem na jogada.
Quais são os campeonatos do futebol brasileiro?
Os times brasileiros disputam campeonatos estaduais, nacionais, continentais e mundiais.
Estaduais: apenas equipes do mesmo estado se enfrentam, como o Campeonato Paulista, com times de São Paulo, Carioca, do Rio, Mineiro, de Minas, etc
Nacionais:
-
Copa do Brasil: times do Brasil inteiro se enfrentam, e é disputada no formato 'mata-mata', na qual os derrotados vão sendo eliminados da competição.
-
Brasileiro: 20 equipes se enfrentam duas vezes no ano e jogam o formato 'pontos corridos', em que, se vencerem, levam 3 pontos, se empatarem levam 1, e se perderem não levam nada. Quem tiver mais pontos no final ganha o campeonato. Caso as duas primeiras equipes estejam com a mesma quantidade de pontos, os critérios de desempate são a quantidade de vitórias, derrotas, saldo de gols, número de cartões, etc. Os quatro últimos são rebaixados para a Série B, que funciona da mesma forma, mas com outros times.
-
Supercopa Rei do Brasil: disputa entre o campeão da Copa do Brasil vs o campeão do Brasileiro.
Continentais:
-
Libertadores: disputada por times latino americanos, define o campeão da América e o representante da América Latina no Mundial Intercontinental. Os participantes são os mais bem posicionados nas competições nacionais, no caso do Brasil, os seis melhores do Brasileirão.
-
Sul-Americana: também disputada na América Latina, participam os seis melhores do Brasileiro que não se classificaram para a Libertadores.
-
Recopa Sul-Americana: como a Supercopa Rei, mas continental: os campeões da Libertadores e da Sul-Americana se enfrentam.
Mundiais:
-
Mundial de clubes: novo campeonato, disputado de 4 em 4 anos, no mesmo formato da Copa do Mundo, mas com clubes, e não seleções.
-
Intercontinental: disputada anualmente entre os campeões continentais, como da Libertadores, Champions (da Europa), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania).
Os times
O Brasil conta com mais de 800 times espalhados pelo país todo! Vamos te apresentar aqui os que estão nas principais competições nacionais, como o Brasileirão, que começa dia 28 de janeiro e segue até 2 de dezembro, te acompanhando durante todo o ano!
Em ordem alfabética, as equipes do Campeonato Brasileiro:
-
Athletico PR
-
Atlético MG
-
Bahia
-
Botafogo
-
Bragantino
-
Chapecoense
-
Corinthians
-
Coritiba
-
Cruzeiro
-
Flamengo
-
Fluminense
-
Grêmio
-
Internacional
-
Mirassol
-
Palmeiras
-
Remo
-
Santos
-
São Paulo
-
Vasco
-
Vitória