Gordon Parks no IMS, arte japonesa e mais: 6 exposições para conferir em SP
Agenda artística também tem mostra sobre modernismo na Biblioteca Mário de Andrade
A agenda de exposições da semana em São Paulo oferece uma programação diversa, começando pela abertura da mostra Gordon Parks: a América sou eu, no IMS da Paulista, a primeira retrospectiva do fotógrafo, cineasta, músico e poeta na América Latina.
Na Liberdade, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) recebe a 55º Exposição de Arte Koguei, com 291 obras que celebram essa manifestação cultural popular no Japão.
Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade apresentam uma exposição sobre o impacto das instituições na consolidação do modernismo no Brasil, com obras dos anos 1940 e 1950.
Outros destaques são exposições nas galerias Objeto Particular e FONTE, além de uma mostra imersiva sobre a vida de Napoleão Bonaparte. Confira os detalhes:
Gordon Parks: a América sou eu no IMS
- Um dos maiores nomes da fotografia mundial, Gordon Parks (1912-2006) é tema de uma retrospectiva no IMS Paulista, a primeira do tipo na América Latina. A exposição reúne cerca de 200 fotografias que retratam a vida da população afro-americana dos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1970, além de filmes, documentos e publicações que demonstram a importância histórica de Parks e sua atuação como fotógrafo, músico, cineasta e poeta. Quando: 4/10 a 1º/3. Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Onde: IMS Paulista - 7º e 8º andar (Avenida Paulista, 2424). Quanto: Gratuito.
55º Exposição de Arte Koguei Bunkyo
- A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) receba a 55ª edição de sua exposição anual de arte koguei, uma manifestação da cultura popular japonesa. Com 291 obras de 150 artistas de todo o Brasil, a mostra reúne trabalhos em cerâmica, oshibana-ê, arte têxtil, papel, madeira, metal, entre outros materiais, e celebra os 130 anos da Amizade entre o Brasil e o Japão e os 70 anos do Bunkyo. Quando: 5/10 a 19/10. Segunda a sexta, das 12h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h. Onde: Espaço Cultural Bunkyo- Rua Galvão Bueno, 596. Quanto: Gratuito.
Do livro ao museu: MAM
- O Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade recebem uma exposição que celebra a parceria entre as duas instituições e sua contribuição para o modernismo no Brasil. Com obras dos anos 1940 e 1950, a mostra apresenta livros e objetos originais de alguns dos principais nomes do movimentos, como Henri Matisse, Fernand Léger e Di Cavalcanti, e parte da trajetória do artista Sérgio Milliet, que foi diretor da biblioteca e um dos fundadores do museu. Quando: 4/10 a 7/12. Segunda a sexta, das 9h às 21h. Finais de semana e feriados, das 9h às 18h. Onde: Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94) e Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade (R. Dr. Bráulio Gomes, 139). Quanto: Gratuito.
Apoia & Tomba na Galeria Objeto Particular
- A Galeria Objeto Particular recebe a exposição Apoia & Tomba, que reúne cinco artistas brasileiras: Alice Ricci, Estela Sokol, Leka Mendes, Manu Costa Lima e Nati Canto. A mostra reunirá telas, esculturas e trabalhos ainda não finalizados, com a proposta de integrar e apresentar o processo criativo de cada uma delas. As obras serão apresentadas com elementos dos ateliês dos artistas. Quando: 4/10 a 8/11. Segunda a sexta (agendamento pelo telefone 11 99453-8493). Sábados, de 10h às 16h. Onde: Objeto Particular (Rua Gustavo Teixeira, 362). Quanto: Gratuito.
Decoro, de Caio Borges
- A galeria e ateliê coletivo FONTE recebe a mostra Decoro, individual do artista visual Caio Borges. A mostra reúne 22 obras inéditas que exploram intervenções em cenas do cotidiano de famílias brasileiras, ou seja, as apresentam figuras ou objetos inusitados em momentos permeados pelo decoro. Entre pinturas e serigrafias, o artista usa cores vivas e vibrantes para marcar o contraste das imagens. Quando: 4/10 a 1º/11. Quintas e sábados, das 14h às 19h. Onde: FONTE (Rua Mourato Coelho, 751). Quanto: Gratuito.
Napoleão Experience
- Tecnologia, arte e história se combinam nesta exposição imersiva sobre a vida do imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821). Com a ajuda de cenários construídos com ajuda de historiadores e espaços de realidade virtual, o visitante é transportado para locais como a llha de Santa Helena, onde Napoleão viveu após a derrota na batalha de Waterloo. A mostra ainda conta com um espaço interativo, onde o público pode conversar com o imperador a partir de uma inteligência artificial. Quando: até 21/12. Terça a sexta-feira, das 13h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h. Onde: Shopping Vila Olímpia (Rua Olimpíadas, 360 - 2º Piso). Quanto: R$ 30/R$80.