Veja 5 curiosidades sobre Wagner Moura, indicado ao Globo de Ouro
O ator concorre ao prêmio internacional pela atuação em O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho
O início de um novo ano marca também o começo da temporada de premiações internacionais. O Globo de Ouro, que reconhece os destaques na televisão e no cinema, é um dos primeiros e mais relevantes eventos e acontece no próximo domingo, 11. Entre os indicados deste ano, há um brasileiro: Wagner Moura.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ator conseguiu a indicação ao prêmio graças ao trabalho em O Agente Secreto. O filme de Kleber Mendonça Filho se passa em meio à ditadura militar brasileira e conta a história de um professor universitário que precisa voltar a morar em Recife para se esconder de seu passado.
O longa-metragem está indicado a duas categorias no Globo de Ouro, disputando os prêmios de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua não Inglesa. Wagner Moura concorre ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama e, enquanto o dia da premiação não chega, veja abaixo curiosidades sobre o artista:
1 - Não é a primeira indicação de Wagner Moura
Aclamado internacionalmente pelo trabalho em O Agente Secreto, que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes do mundo, Wagner Moura tem uma carreira internacional desde 2013.
Naquele ano, o ator estreou em Hollywood com o filme Elysium. Após isso, ele fez outros trabalhos no exterior, como o filme Guerra Civil, de 2024, e a série Narcos, sobre o narcotraficante Pablo Escobar, papel que lhe rendeu uma indicação do prêmio de Melhor Ator em Série Dramática no Globo de Ouro de 2016.
2- Já teve outra carreira
Wagner Moura começou a estudar teatro ainda na adolescência, mas teve outra carreira antes de despontar em todo Brasil como ator. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chegou a trabalhar como repórter da TV Bahia, emissora de televisão local, em um programa em que entrevistava personalidades locais e celebridades.
3 - Gravações difíceis
Em Carandiru, de 2003, Wagner Moura interpretou o presidiário Zico, e o papel foi o responsável por colocá-lo em destaque em todo o país. O longa-metragem de Héctor Babenco foi filmado dentro do próprio Carandiru, e o ator recorda que o trabalho foi difícil.
"Era um lugar horrível. Eu ficava doente todo dia. Sou muito sensível ao negócio de energia. Fiquei bem ruim lá, mas é um filme que gosto", disse o artista em entrevista ao PodPah.
4 - Também é cantor
Além do talento para atuação e direção, Wagner Moura também tem uma veia musical. Em 1992, quando tinha apenas 15 anos, ele criou a banda Sua Mãe com amigos. O ator é o vocalista do grupo e citou o conjunto até em entrevistas internacionais para divulgar O Agente Secreto. Além disso, ele também assumiu o papel de vocalista em um tributo a Legião Urbana, da MTV, quando se apresentou com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
5 - Já quebrou um nariz
Um dos papéis mais memoráveis de Wagner Moura é como o Capitão Nascimento em Tropa de Elite. Na preparação para o filme, o ator chegou a treinar com um ex-oficial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para aprender a ser mais agressivo. "Era uma preparação sinistra e eu quebrei o nariz de um cara do Bope. Foi louco, porque cara ficava me provocando, teve uma hora que ele falou uma coisa lá do meu filho e eu quebrei o nariz dele", recordou o artista em entrevista ao PodPah.