Saiba quem é o apresentador tataraneto de dono de ilha que leva seu nome
Aos 42 anos, apresentador tem uma ilha, que fica em São Vicente, SP, conhecida pelos eventos marcantes feitos pelo famoso
Ilha em conhecida São Vicente, litoral Sul de São Paulo, conhecida pelas casas com uma linda vista para o mar e pelo marcante mirante do Memorial dos 500 anos. O local se transformou em um ponto de referência para os moradores da cidade litorânea.
Muitos ainda não sabem, que a Ilha Porchat é da família do famoso apresentador Fábio Porchat, porém nem sempre foi assim, antes do tataravô do comediante comprá-la no século XIX, ela possuía outro nome. Conhecida como Ilha das Cobras ou Ilha das Cabras, o local servia como ponto de referência para os navios que chegavam no litoral.
História da ilha
A história da ilha começou em 1532, quando Martim Afonso de Souza fundou a cidade de São Vicente, local da primeira vila portuguesa no país. O antigo nome pode ter surgido a partir da quantidade de animais na região ou de histórias populares. Segundo o Diário do Litoral, tempos depois, ela foi adquirida por um criador de cabras, e ganhou o apelido de Ilha das Cabras.
A ilha virou um bem pertencido á família Porchat, durante o século XIX. Henri Porchat, nascido na Suíça, o tataravô do humorista era naturalizado brasileiro.
Cultura
A revista Caras conta que, durante o século XX, a Ilha Porchat foi considerada uma das regiões mais valorizadas no litoral paulista. Marcada por seus grandes eventos, como a festa Mares do Sul, celebração que ficou famosa por ser um dos carnavais mais comentados do país.
O turismo também cresceu, principalmente após a construção do Memorial dos 500 Anos, o monumento é um mirante, com vista ampla da costa, e se tornou um dos principais pontos da cidade e consolidando a ilha como parte fundamental da região.
Origem da família
Pai do famoso, Fabio Ferrari, contou a história da família para o site suíço Swissinfo. Além dele, o ator usou das redes sociais para falar da origem de sua família genebrina, após um show de stand-up em Genebra.
"Ele já veio [para o Brasil] com grana suficiente. Então, logo abriu aqui um curtume e depois teve barcos a vapor, que eram pra fazer transportes. E se tornou um dos homens mais ricos de Santos, grande empreendedor. Foi também o primeiro industrial que exportou chifre de boi para a Europa para fazer botão, essas coisas todas. Eu sei que o cara ganhou dinheiro. E assim foi", contou Ferrari, em bom humor.
Sobre a ilha, Ferrari declarou que a posse foi concedida pelo governo. "Porque no Brasil as ilhas são propriedade da Marinha, mas faz concessão por 99 anos, depois renova. Então, a Ilha Porchat provém exatamente desse Henri Porchat, que era um genebrino, nasceu em Genebra", continuou o pai do comediante.
Ver essa foto no Instagram