Repórter comove ao traduzir matéria para Libras ao vivo na TV: 'Meus pais são surdos'
Niro Souza expôs família ao ser questionado pelo apresentador Douglas Márcio; saiba mais
O repórter Niro Souza emocionou ao traduzir ao vivo para Libras sua própria matéria sobre um feirão de empregos para PCDs, destacando que aprendeu a língua devido aos seus pais, que são surdos.
O jornalista Niro Souza, da CBN Joinville, gerou comoção entre os telespectadores do Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV (TV Globo), ao traduzir sua própria reportagem para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante uma entrada ao vivo na manhã desta sexta-feira, 19.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O intuito da entrada ao vivo era falar sobre um feirão de empregos para pessoas com deficiência (PCD). Na hora de falar, o repórter guardou o celular, muitas vezes usado por profissionais para lembrar o texto, em seu bolso e começou a passar as informações vocalmente e simultaneamente com as mãos, em Libras.
Assim que Niro Souza terminou de passar as informações sobre o feirão de empregos exclusivo para pessoas com deficiência, direto do estúdio, o âncora Douglas Márcio questionou o rapaz sobre o seu conhecimento na Língua Brasileira de Sinais. "Niro, obrigado de coração por essas informações e desse jeito, a gente está com o tempo corrido, mas eu preciso saber: por que você sabe Libras, tem alguma história?".
O profissional, então, contou que aprendeu Libras desde cedo, pois seus pais são deficientes. "O meu pai e a minha mãe são surdos, Douglas, então desde pequeno eu aprendi com eles, aprendi a falar, aprendi português e aprendi Libras junto", disse ele, que comoveu o âncora. "Poxa, Niro...".
"A gente nunca imagina as histórias por trás daquilo que as pessoas dominam, mas que bom poder contar com a sua participação especial e inclusiva, para que todos possam entender", disse a co-apresentadora Bruna Radtke. "Tenho certeza que seus pais estão muito orgulhosos da tua participação aqui no 'Bom Dia'", complementou Douglas, com a voz visivelmente embargada.
No Instagram, em postagem compartilhada com Douglas Márcio, diversos telespectadores, amigos e pessoas próximas deixaram mensagens de apoio a Niro Souza.
"Foi lindo! O Niro, a história dele e a tua emoção, Douglas. Fiquei emocionada junto contigo. Mas agradeci a Deus pela oportunidade do Niro em ter vindo ao mundo com a fala perfeita, e ainda transformar isso em profissão! Que ele possa aparecer mais vezes no BD com a linguagem de sinais ❤️", disse uma. "Ahh foi lindo! Deu pra perceber como você ficou impactado com a informação, mas de um jeito tão humano e sensível que emocionou por aqui também", comentou outra. "Foi visível que você [Douglas] ficou muito emocionado com a apresentação e a história do @nirosouza_ e, assim como você, muitos que estavam assistindo, assim como eu, se sentiram emocionados. Achei importante e inclusivo ter um repórter que também usa os sinais para informar as notícias", completou mais uma admiradora dos jornalistas.