0

Radcliffe apoia juventude trans após tuítes de J. K. Rowling

Astro dos filmes de 'Harry Potter' manifestou seu apoio aos direitos dos transgêneros após série de tuítes polêmicos da autora dos livros

9 jun 2020
11h21
atualizado às 11h51
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O ator Daniel Radcliffe manifestou seu apoio aos direitos dos transgêneros e pediu desculpas aos fãs LGBT+ de Harry Potter por eventual mágoa causada por tuítes da autora J. K. Rowling sobre a questão.

Daniel Radcliffe durante Comic-Con em San Diego
11/07/2015
REUTERS/Mario Anzuoni
Daniel Radcliffe durante Comic-Con em San Diego 11/07/2015 REUTERS/Mario Anzuoni
Foto: Reuters

O astro da série de filmes de sucesso disse que, embora Rowling seja "inquestionavelmente responsável pelo curso que minha vida seguiu", ele se sentiu obrigado a falar depois de postagens no Twitter que críticos chamaram de transfóbicas, uma acusação que a autora negou.

"Mulheres transgêneros são mulheres", disse Radcliffe em comunicado divulgado na noite de segunda-feira no site The Trevor Project, uma instituição de caridade dos EUA dedicada à prevenção do suicídio entre jovens LGBT+.

"Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo ou eu."

O ator disse esperar que a discussão sobre os tuítes de Rowling não abale a experiência dos fãs dos livros da autora britânica, que foram transformados em uma franquia de filmes de enorme sucesso, estrelada por Radcliffe como o garoto bruxo.

Rowling foi acusada de ser transfóbica na semana passada, quando questionou uma manchete que se referia a "pessoas que menstruam", tuitando: "Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajuda. Wumben? Wimpund? Woomud?"

Ela negou veementemente a acusação e escreveu que apoia pessoas trans, mas queria destacar que "o sexo é real e tem consequências".

Veja também:

Whindersson Nunes e Maria! Os primeiros momentos do casal!
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade