Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quantos acidentes de avião já aconteceram? Número superou a média em 2024

Acidentes de avião se tornaram cada vez mais frequentes e aumentam a crise em empresas aéreas

10 fev 2025 - 14h33
Compartilhar
Exibir comentários
Quantos acidentes de avião já aconteceram? Número superou a média em 2024
Quantos acidentes de avião já aconteceram? Número superou a média em 2024
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Se você está acompanhando as notícias dos últimos dias já percebeu que acidentes aéreos estão ainda mais frequentes neste ano. Só nos últimos dois meses já vimos uma fatalidade em Ubatuba no dia 9 de janeiro, quando uma aeronave pegou fogo na faixa de areia da Praia do Itaguá, e uma em São Paulo no dia 7 de fevereiro.

Quantos acidentes de avião já aconteceram?

Segundo dados apurados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), houveram 175 acidentes aéreos e 153 vitimas fatais apenas no ano de 2024 no Brasil. Esse é o maior número já registrado pela organização na última década. Em 2025, já foram registrados 22 acidentes de avião e 10 vítimas fatais em apenas dois meses. 

O Sipaer identificou três momentos principais como causas dessas fatalidades. 44 dos acidentes de 2024 aconteceram no momento de cruzeiro, 39 ocorrências na fase do pouso e 32 na decolagem. O principal motivo por trás de 46 acidentes foi "falha ou mau funcionamento do motor".

São Paulo foi o estado com maior incidência de acidentes no ano passado, com um total de 31 acontecimentos. Logo em seguida vem Rio Grande do Sul com 17 episódios e Minar Gerais com 13 fatalidades. O estado paulista lidera na relação desde 2015, com 290 acidentes registrados.

Acidente mais recente em 2025

O último acidente registrado foi durante o horário de rush em São Paulo, quando um avião modelo Beechcraft King Air F90 caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste da cidade, e atingiu um ônibus municipal que circulava pela região no momento da queda. Por enquanto, foram registradas duas mortes e seis pessoas feridas. Uma das vítimas fatas foi o dono da aeronave, o advogado e professor universitário Márcio Louzada Carpena.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade