Milton Nascimento é diagnosticado com demência
Filho de Milton Nascimento fez viagem de 4 mil km de motorhome com o pai, que já tinha parkinson, antes de saber do diagnóstico de demência
O ícone da música popular brasileira, Milton Nascimento (82), está enfrentando um diagnóstico delicado. O cantor foi diagnosticado com Demência por Corpos de Lewy (DCL), a terceira forma mais comum de demência. A notícia foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento.
Antes de a doença ser confirmada, o filho do cantor tomou uma atitude drástica e emocionante. Augusto Nascimento percebeu uma "piora brusca no quadro cognitivo" do pai e, em um gesto de amor, decidiu criar uma grande memória antes que fosse tarde.
Ele questionou ao médico a viabilidade de uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, encarando o plano como uma "loucura" necessária.
Em maio, pai e filho embarcaram na aventura, percorrendo 4 mil km em 16 dias por cinco estados americanos, incluindo Arizona e Montana. Milton manteve a pose de viajante: sentou-se como o "copiloto" de sempre e escolheu a trilha sonora da estrada, repleta de canções dos Beatles. O diagnóstico de DCL foi confirmado apenas após o retorno ao Brasil.
O quadro de saúde de Milton Nascimento é complexo. A DCL, que provoca a degeneração de células nervosas e afeta as funções cognitivas e motoras, soma-se ao Mal de Parkinson, doença com a qual o cantor convive há dois anos.
Apesar da batalha em dose dupla, que impõe limitações em seu cotidiano, a aventura na estrada registrada pelo filho demonstra que o espírito do artista e a conexão familiar permanecem inabaláveis.
Ver essa foto no Instagram
Milton Nascimento adotou filho já adulto após ficar entre a vida e a morte; relembre
O cantor Milton Nascimento não teve um filho biológico, mas foi abençoado com um filho adotivo quando estava com 75 anos. Trata-se do jovem Augusto Nascimento, hoje com 30, que foi adotado pela estrela do MPB quando o artista ficou entre a vida e a morte há 6 anos.