LUTO! Morre Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, aos 73 anos
Família confirma nesta segunda-feira (3) a morte de Lô Borges, cantor e compositor parceiro de Milton Nascimento
Um dos maiores nomes da música brasileira, Lô Borges, morreu aos 73 anos em Belo Horizonte, após lutar pela vida. A informação foi dada pela família nesta segunda-feira (3).
Lô, que fundou o Clube Cortina ao lado de Milton Nascimento, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 17 de outubro para tratar de uma intoxicação por remédios. O artista estava sobrevivendo por ventilação mecânica e precisou realizar uma traqueostomia no dia 25 de outubro.
Trajetória
Salomão Borges Filho nasceu no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte e se mudou ainda pequeno para o Centro da capital mineira. Com apenas 10 anos, conheceu o vizinho Milton Nascimento, que se tornaria sua maior parceria em vida.
"Sentei na escadaria, dei de cara com um carinha tocando violão, era o Bituca. Eu tinha 10 (anos), e ele tinha 20. [...] Fiquei vendo o Bituca tocando violão, e ele assim comigo: 'Você gosta de música, né, menino?'", disse ele em entrevista Conversa com Bial, em 2023.
Pouco tempo depois, conheceu outro amigo na mesma escadaria do prédio: "Dois meses depois, ao acaso também, andando pelas ruas do Centro de BH, eu conheci o Beto Guedes, que também tinha 10 anos, andando numa patinete. Eu fiquei encantado pela patinete, abordei o cara, o cara era Beto Guedes", disse.
Já crescido, Lô retornou a Santa Tereza ao lado da família e passou a se apaixonar pela música. Milton Nascimento seguia frequentando a casa do amigo até que, um dia, encontrou Lô na esquina tocando alguns acordes. O rapaz se uniu ao amigo e, ali, foi formado o Clube da Esquina.
"Tocou a campainha lá na casa da minha mãe, era o Milton Nascimento falando: 'Cadê o Lô?'. 'Ah, o Lô tá na esquina, num lugar que eles chamam de 'clube da esquina', ele está lá'. Aí o Bituca veio com o violãozinho dele, comecei a mostrar a harmonia que eu estava fazendo, era uma harmonia do Clube da Esquina, ele começou a fazer a melodia, e aí a gente fez a parceria Clube da Esquina. E na época ele já era famoso, eu era anônimo", disse.