Justin Timberlake: o que é a doença de Lyme, transmitida por carrapato contraída pelo cantor
Justin Timberlake contou o diagnóstico nas redes sociais
Justin Timberlake pegou os fãs de surpresa ao anunciar que recebeu o diagnóstico de doença de Lyme. Em uma publicação feita no Instagram nesta quinta-feira, 31, o cantor norte-americano de 44 anos contou que chegou a cogitar o cancelamento da turnê Forget Tomorrow. "Viver com isto pode ser implacavelmente debilitante, tanto mental como fisicamente", afirmou Justin, que já namorou Britney Spears e hoje é casado com Jessica Biel. Mas afinal, o que é essa enfermidade?
De acordo com informações do Hospital Albert Einstein, a doença de Lyme é uma infecção bacteriana causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e transmitida por carrapatos. Apesar de ser rara no Brasil, é mais frequente nos Estados Unidos — onde Timberlake reside com sua família. Quando não tratada adequadamente, pode provocar danos ao sistema nervoso e ao coração.
Os sintomas costumam surgir com uma vermelhidão na pele que lembra um alvo, além de dor de cabeça, febre, fadiga, fraqueza muscular e dores nas articulações. Em estágios mais avançados, podem surgir complicações neurológicas e cardíacas. Em alguns casos, os pacientes desenvolvem uma síndrome com sintomas que persistem mesmo após o tratamento inicial.
O diagnóstico geralmente é feito com base nos sinais clínicos, mas exames laboratoriais também podem ser realizados semanas após o contato com o carrapato. A melhor forma de prevenção é evitar áreas enfestadas, usar roupas que cubram o corpo e aplicar repelente.
O tratamento costuma ser feito com antibióticos prescritos por um médico, e complicações devem ser monitoradas. Nos casos em que há síndrome pós-doença de Lyme, profissionais de saúde definem a melhor conduta para amenizar os sintomas prolongados.
A maioria das pessoas responde bem ao uso de antibióticos por um período de até quatro semanas. No entanto, há casos em que os sintomas continuam por meses ou até anos, mesmo após o término do tratamento.
É contagiosa?
Não há indícios de que a doença de Lyme possa ser transmitida entre pessoas. A infecção ocorre exclusivamente por meio da picada de carrapatos infectados com a bactéria Borrelia burgdorferi.
Pode haver reinfecção?
Sim, é possível ser infectado mais de uma vez pela bactéria que causa a doença de Lyme.
Ver essa foto no Instagram