Jeff Bezos e noiva provocam a fúria de ambientalistas com pedido de presente de casamento
Um dos homens mais ricos do planeta atrai quase 100 jatinhos à Itália para seu casamento com Lauren Sanchez
Um casamento bilionário ao som de protestos. Assim acontece a maratona de cerimônias e festas do casamento de Jeff Bezos, dono da Amazon e da Blue Origin, com a apresentadora de TV Lauren Sánchez em Veneza, na Itália.
Dezenas de moradores e ativistas vindos de várias partes manifestam contra o impacto da poluição na cidade. Por exemplo: cerca de 95 jatos executivos com convidados aterrissaram em aeroportos da região, gerando enorme volume de gases de efeito estufa.
Espaços públicos foram bloqueados, gerando a ira de turistas e comerciantes. Abalada pelas mudanças climáticas e a superlotação de visitantes, Veneza pode ficar ainda pior em consequência do matrimônio midiático avaliado em 45 milhões de dólares (R$ 250 milhões).
Para tentar limpar sua imagem, o casal de noivos pediu aos 250 convidados que, ao invés de dar presentes, façam doações ao Escritório da Unesco na cidade italiana, à Universidade de Veneza e a uma organização de restauração de lagoas, a Corila.
Ambientalistas reagiram com fúria: acusaram Bezos e Lauren de ‘greenwashing’ (lavagem verde), termo usado para descrever quando empresas, governos ou indivíduos se apropriam de discursos ecológicos de forma superficial ou enganosa por puro marketing, sem adotar práticas verdadeiramente sustentáveis.