Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Gloria Menezes foi a vilã mais chique da TV e era uma destemida zeladora de jardim no 18º andar

Atriz exercitou sua versatilidade ao interpretar os mais diferentes perfis de mulheres

18 ago 2026 - 18h22
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Há no TikTok um corte de matéria da Globo, de 1996, mostrando Gloria Menezes subindo numa floreira externa de seu apartamento, no 18º andar, sem guarda-corpo ou qualquer outra proteção. (veja abaixo.)

Aquela atitude mostrou o destemor de uma mulher que nasceu para o estrelato.

Assim como gostava de cuidar de suas plantas nas alturas, a atriz zelava pela carreira prolífica.

Poucos artistas colecionaram tantos personagens inesquecíveis.

Odete Roitman, de ‘Vale Tudo’, pode até ser a maior vilã de todos os tempos, mas nunca haverá uma malvada tão chique como Laurinha Albuquerque Figueroa de ‘Rainha da Sucata’.

Gloria Menezes como Laurinha Figueroa, em 1990: a vilã que todos amavam odiar
Gloria Menezes como Laurinha Figueroa, em 1990: a vilã que todos amavam odiar
Foto: Reprodução

Glória também fazia com primor as mulheres comuns, a exemplo da Rosemere de ‘Brega & Chique’, e aquelas que desafiam a sociedade, como a dona de cabaré Ana Preta em ‘Pai Herói’.

Havia ainda espaço para experimentos, como a alienígena Ava Becker do seriado ‘Tarcísio e Glória’, na década de 1980, ao lado do grande amor de sua vida, Tarcísio Meira.

Como esquecer a múltipla presença na versão original de ‘Irmãos Coragem’, vivendo Diana, Márcia e Lara. 

Somente a dona de um talento fenomenal conseguiria equilibrar três grandes atuações ao mesmo tempo.

Boa ou má, alegre ou triste, humana ou extraterrestre, a personagem defendida por ela sempre exala verdade e carisma, complexidade e magnetismo.

Sua morte, aos 91 anos, encerra uma das mais belas e bem-sucedidas trajetórias na televisão. Uma vida dedicada a interpretar outras vidas com devoção à arte e respeito ao público.

@reporterce

O ano era 1996, e Glória Menezes subia no parapeito do 18º andar do prédio onde morava para cuidar das plantas. No vídeo, compartilhado pela TV Globo, Tarcísio Meira, esposo de Glória e também ator, chega e avisa que Marco Nanini estava ao telefone, ligando de São Paulo. 📽 Arquivo/TV Globo #repórterceará #gloriamenezes #redeglobo #atriz #dramaturgia

♬ som original - reporterceara
📊 Fofoca Awards: vote nos seus favoritos
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra