Família se despede de Marcos Paulo em cerimônia de cremação
Em cerimônia de cremação fechada, família e amigos próximos deram adeus ao ator e diretor Marcos Paulo nesta segunda-feira (12), às 16h, no Memorial do Carmo, no bairro carioca do Caju. A cremação do corpo ficou para esta terça-feira, sem a presença dos familiares que já deixaram a autorização assinada segundo a administração do crematório.
No mesmo local, mais cedo, várias pessoas compareceram ao velório. Além da viúva Antônia Fontenelle, estiveram presentes Renata Sorrah e Flavia Alessandra, que também tiveram relacionamento com o ator.
Marcos morreu no domingo (11), aos 61 anos, no Rio de Janeiro. Ele sofreu uma embolia pulmonar e morreu em casa, por volta das 21h. Abalada, Antônia publicou no Twitter pouco tempo depois: "meus amores, acabou. Dessa vez a notícia não é boa. Depois de tudo que passamos, Deus quis assim. Que Deus me dê toda força e sabedoria", escreveu.
Amigos e familiares de Marcos Paulo começaram a chegar na cerimônia de despedida por volta das 9h. Antônia Fontenelle chegou bastante abalada ao local. Posteriormente, a atriz também conversou com a imprensa sobre sua perda. "A hora da gente não é a hora de Deus", disse. "Ele deixa uma história linda e vai deixar muita saudade", completou Antônia, que ainda levantou a possibilidade do ator estar com Malária. Recentemente, Marcos Paulo esteve no Amazonas Film Festival, em Manaus, onde foi homenageado. Em sua passagem pela cidade, o diretor aproveitou para conhecer locações na floresta para filmar um projeto.
A atriz Flávia Alessandra, com quem o ator foi casado entre 1997 e 2002, também esteve no Memorial do Carmo. De óculos escuros, ela levou Giulia, fruto do relacionamento entre os dois. Otaviano Costa, atual marido da atriz, a acompanhou durante a cerimônia.
Renata Sorrah, que foi casada com Marcos Paulo de 1982 a 1984, também prestou sua homenagem ao pai de sua filha, Mariana. Em entrevista ao vivo do velório para o programa Encontro Com Fátima Bernardes, ela falou: "ele era maravilhoso, foi meu marido, pai da minha filha, um grande amigo e diretor", disse ela. "Posso dizer que esse é um momento tão triste. Foi inesperado e o que eu tenho dele é que minha vida inteira vou agradecê-lo. Tivemos uma filha, que é a coisa mais preciosa que eu tenho", continuou a atriz.
Já Cássia Kiss Magro chegou ao velório no final da manhã e ficou cerca de uma hora no local. A atriz se emocionou ao lembrar de momentos com o amigo, inclusive ao resgatar uma briga do passado. "Tivemos uma briga e acabamos pedindo desculpa um para o outro. O exercício do perdão é que faz a gente caminhar", explicou.
Chorando muito no velório, Boni, diretor da TV Globo, afirmou que todos acreditavam que o ator já estava curado após o diagnóstico e longo tratamento contra um câncer de esôfago. "Há três semanas, nós nos falamos. Conversei com os médicos. Achávamos que estava tudo liquidado", disse.
Boni também lembrou que foi o responsável por levar Marcos Paulo para a emissora e, depois, por encaminhá-lo para fazer cursos nos Estados Unidos, já que o colega demonstrava interesse em se profissionalizar na direção de programas e filmes. "Desde o primeiro sucesso dele, o Marcos Paulo mostrou interesse em dirigir. Ele nasceu pra isso aí", declarou. Para ele, o ator "talvez seja uma das pessoas mais queridas da Rede Globo".
A cerimônia de despedida se encerrou no final da tarde. A cremação do corpo ficou para esta terça-feira.
Luta contra o câncer
Em 2011, o ator havia lutado contra um câncer no esôfago e chegou a passar por uma cirurgia para a retirada do tumor. No fim de outubro, ele realizou uma série de exames que apontaram uma saúde perfeita e a remissão total do câncer. Na última semana, Marcos passou alguns dias em Manaus, durante o 9º Amazonas Film Festival, ao lado de Antônia.