Ex-ator da Globo mostra plantação de maconha em seu sítio: 'Para consumo próprio'
Ricardo Petraglia afirma ter uma autorização da Justiça para uso medicinal; saiba mais
O ator Ricardo Petraglia, de 74 anos, ativista pela legalização da cannabis, mostrou a plantação de nove pés da erva em seu sítio, destacando seu cultivo para uso medicinal e consumo próprio com autorização judicial.
O ator Ricardo Petraglia, de 74 anos, compartilhou com seu público imagens de sua plantação de maconha nos últimos dias. O artista cultiva a erva em seu sítio, em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde também reside atualmente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Salve, galera. Muito feliz, dia da colheita se aproximando. Olha para ela [erva], está bonitinha, né? Quem planta, colhe... e, independente do que você plantar, você vai colher. Plante amor", disse ele, em uma postagem em seu perfil no Instagram.
Em outra postagem, Petraglia exibiu outros exemplares de cannabis, ressaltando que sua plantação está abastada. No vídeo, ele afirmou ter nove tipos dela em seu quintal.
“Cresceram. Estão bonitinhas, enraizadinhas e podadas. Estão todas bonitas, e agora estou cheio de orgulho de mostrá-las para vocês”, disse ele, citando que duas das mudas foram trazidas do Paquistão para o Brasil.
O cultivo da cannabis no Brasil para fins exclusivamente medicinais e científicos já foi autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ainda depende de regulamentação da Anvisa e do governo federal.
Quem é Ricardo Petraglia
Ricardo Petraglia ganhou notoriedade por atuar em produções de grande porte. Na Globo, esteve em A Viagem (1994), História de Amor (1995-1996), Salsa e Merengue (1996), Por Amor (1997-1998), Coração de Estudante (2002). Já na Record, integrou o elenco de Caminhos do Coração (2007), além de Pecado Mortal (2013) e Milagres de Jesus (2014). Seu último trabalho foi em 2015, em Os Dez Mandamentos.
Aposentado do trabalho na TV, Ricardo cultiva a cannabis de forma orgânica para uso medicinal. Segundo ele, "É para consumo próprio e com autorização da Justiça".
“A maconha me salvou em 1975, porque me ajudou a me livrar de drogas pesadas. E, agora, mais velho, fiz uma operação no quadril e só o canabidiol me tirou a dor”, disse o ator, em declaração a seu canal, o MobyDickshow, onde costuma compartilhar postagens defendendo o uso da erva e a legalização da substância.
"Essa aqui é a maior planta de CBD (canabidiol) que eu já fiz. Que maravilha que ela está. Olha aqui. Isso aqui é maconha, freak show. Coloquei elas aqui para florir. Muita gente me pede 'back' (maconha), mas, infelizmente, por mais que eu tenha vontade, eu não posso dar, porque se eu desse para alguém, eu poderia perder minha licença de plantar para consumo próprio", contou Petraglia.
Apesar de aposentado, Ricardo Petraglia esteve no ar recentemente com a reprise de A Viagem (1994) e História de Amor (1995-1996), nesta última interpretando o personagem Xavier, pai da personagem Ritinha e marido de Márcia (Bia Nunnes).