Ernani Moraes analisa triângulo amoroso de Seu Manuel em 'Dona de Mim': 'Sem aquela agarração'
Em entrevista exclusiva, ator aborda amor na terceira idade em 'Dona de Mim', fala sobre sua relação com o elenco e revisita momentos de sua carreira artística
Ernani Moraes, de 68 anos, expos sua relação com seus companheiros de cena e suas concepções sobre Dona de Mim. No folhetim, o ator vive o personagem Seu Manuel, dono de uma padaria e pai de Danilo (Felipe Simas) e Peter (Pedro Fernandes). Ele é um homem voltado para a família e superprotetor, que se culpa pela sua mulher ter abandonado a ele e aos os dois filhos. Entretanto, o personagem foge do padrão dos papéis interpretados por Ernani, que costumam ser antagonistas ou moradores de um século passado.
Em entrevista concedida à Mais Novela, o ator relatou que pôde se identificar em Seu Manuel e com a ambientação contemporânea da trama. "Eu me sinto muito representado, né? É engraçado que embora eu faça televisão há muito tempo, eu sempre tô fazendo novelas de época ou novelas nas quais eu tenho que falar mais com aquele sotaque interiorano", observou. "Os personagens sempre traziam uma prosódia um pouco fora da minha realidade de carioca. O que tá sendo muito incrível nessa novela é que eu posso exercer a minha carioquês, mostrando com orgulho o Rio de Janeiro".
Ernani também abordou a sua relação com o elenco de Dona de Mim, pontuando que já contracenou com muitos dos atores. "Tô muito amarradão na troca, na camaradagem que se estabeleceu no elenco. O Alan sabe muito bem unir o seu elenco. Ele promove festas, todo mês tem uma festa, um encontro, então é muita harmonia e integração lá no set", afirmou, elogiando tanto o diretor Allan Fiterman quanto os outros atores.
O amor maduro
Em especial, o ator falou sobre o triângulo amoroso vivido por Seu Manuel com as personagens Jussara (Vilma Melo) e Yara (Cida Moreno). Ernani declarou que está amando contracenar com as atrizes, com as quais já atuou em peças de teatro no passado. De acordo com ele, o contato prévio permitiu que houvesse uma maior intimidade cênica na novela.
O artista ainda destacou a importância de representar um relacionamento maduro na televisão. "É muito bacana mostrar esse amor na terceira idade, sem ser só aquele afogueamento, aquela mordeção de boca, aquela beijação, aquela agarração", refletiu. "É um amor de companhia, que também é muito importante e interessante de mostrar." Ele ainda revelou que não tem preferência por uma das mulheres que concorrem pelo coração de seu personagem. "Quem a Rosane [Svartman] mandar eu vou receber de braços abertos!", riu, em entrevista exclusiva.
O amor pelo teatro
Ernani Moraes retornou recentemente às novelas, interpretando o personagem Seu Manuel na trama Dona de Mim. O ator, conhecido principalmente pelo seu papel em Torre de Babel (1998), estava afastado do universo televisual desde sua atuação em Nos Tempos do Imperador, em 2021.
Entretanto, durante esse período, Ernani confessou que nunca deixou de exercer a sua verdadeira paixão: o teatro. "Eu gosto muito de fazer teatro, sabe?", admitiu. "Tem uma peça chamada Orfãos, com Rafael Queiroz, Lucas Drummond que fez um grande sucesso. Ganhei um prêmio no Rio de Janeiro de melhor ator, fui indicado a um prêmio de melhor ator em São Paulo... E tenho convites para o futuro. Sempre o meu porto seguro é o teatro. Depois da peça, eu estou louco para voltar a fazer teatro."