Doença que afeta Beyoncé e mais 5 milhões de brasileiros pode atingir diversos órgãos; médico explica: 'É um distúrbio'
A psoríase é conhecida como uma doença de pele, mas pode trazer consequências sérias para muitas partes do corpo.
Em um recente vídeo promocional de sua marca de cuidados capilares, Beyoncé fez um desabafo sobre a psoríase, uma doença de pele crônica e autoimune. O sistema imunológico do paciente ataca as próprias células da pele, o que acelera a renovação celular e resulta em diversas lesões. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estima-se que 5 milhões de brasileiros convivam com o problema de saúde.
Apesar de ser conhecida como uma doença de pele, a psoríase pode afetar muitas partes do corpo, como articulações, coração, trato gastointestinal e outros órgãos. "Há uma percepção equivocada entre alguns de que a psoríase é 'apenas' uma doença da pele. Mas, na verdade, é um distúrbio causado por um sistema imunológico excessivamente ativo que pode atacar muitas áreas do corpo", inicia o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, diretor da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo).
O médico explica que a principal hipótese é a de que a inflamação sistêmica tem um papel importante no desenvolvimento de outras morbidades. "A inflamação sistêmica que causa os sintomas da doença psoriática também é correlacionada a uma série de manifestações. Estudos já apontaram o aumento do risco de outros problemas de saúde, como doença cardiovascular (DCV), síndrome metabólica, obesidade, pressão alta, colesterol alto, resistência à insulina, impactos na saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, doença inflamatória intestinal, doença renal crônica e até doença ...
Matérias relacionadas
Médico explica se rinoplastia pode curar doença que levou Patrícia Poeta a fazer cirurgia