Claudete Troiano diz que não puxou tapete de Cátia Fonseca na Record: ‘Eu levei ela pra TV’
A apresentadora ainda fez questão de enfatizar que ajudou Cátia Fonseca no início de sua carreira
Claudete Troiano negou rumores de ter tirado Cátia Fonseca do "Note Anote", afirmando que ajudou na carreira da colega, enquanto Cátia atribuiu o ocorrido à decisão da emissora e não à apresentadora.
A apresentadora Claudete Troiano, de 71 anos, comentou na noite de segunda-feira, 18, os rumores de que teria 'puxado o tapete' de Cátia Fonseca, de 56, na Record.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O imbróglio começou no fim dos anos 1990 e no começo dos anos 2000. Na época, Cátia Fonseca apresentava o Note Anote (Record). O boato era de que Claudete Troiano teria se oferecido para ficar no lugar da titular da atração e que a direção da emissora teria aceitado a sugestão e, logo depois, demitido Cátia.
"Me acusaram de puxar o tapete dela [Cátia Fonseca]. Se fosse tão fácil puxar o tapete de alguém, por que eu estaria fora da TV? Me fala. Se você fosse pedir o emprego de alguém, você pediria de quem? De quem tá bem melhor que você, não é? A Record me convidou três vezes para ir para lá. Eu aceitei na terceira. Para alguém entrar, alguém tem que sair. E ela já havia saído e deu essa confusão", disse Claudete Troiano, em entrevista ao podcast Papagaio Falante, apresentado por Serginho Mallandro.
Segundo Claudete, a história é falsa e desleal, visto que estendeu a mão para Cátia no início da carreira.
"Mas eu também posso te falar uma coisa? Quem colocou a Cátia na TV aberta? Fui eu. A Cátia Fonseca trabalhava na rádio Mulher. O marido dela, ou ex-marido, era um grande locutor e apresentador do Jornal da Gazeta e me falou do trabalho dela. [...] Eu fui convidada para sair da Gazeta para a Manchete, mas eu tinha uma viagem para os Estados Unidos, não dava para assumir naquele momento. E aí o Osmar Gonçalves falou: 'Escolhe você alguém para ficar no teu lugar até você chegar'. E a minha mãe gostava do trabalho da Cátia, escolhi a Cátia e ela foi pra Manchete. Depois, saindo da Gazeta, falei [para o diretor]: 'Chama a Cátia para ficar aqui'. E ele chamou a Cátia. Então eu não tinha por que pegar o lugar dela na Record".
Cátia Fonseca saiu do Note Anote em 1999 e, em 2000, Claudete Troiano assumiu o programa. Apesar dos rumores, ela alega que não existe briga com a colega de profissão. "São coisas que acontecem", disse. "Basta pensar. Existe isso de falar: 'Manda ela embora que estou indo pro lugar dela'? Não existe".
Cátia Fonseca fala sobre 'puxada de tapete'
Em maio de 2025, Cátia Fonseca falou sobre o episódio envolvendo Claudete Troiano. Na ocasião, ela afirmou que "não é bem uma puxada de tapete". Para ela, a colega pediu, sim, seu lugar na emissora; entretanto, ela não a culpa por isso. Pelo contrário, deposita suas mágoas sobre a emissora.
"Acontece em todo lugar, faz parte do jogo e vai acontecer sempre. O problema não é a pessoa se oferecer, mas a decisão da emissora. Eu posso me oferecer para qualquer lugar, mas é a emissora que decide. A Claudete não errou em pedir, foi a emissora, até porque, se não fosse ela, seria outro", disse Cátia Fonseca, em entrevista ao jornalista Flávio Ricco, na LeoDiasTV.