PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atriz mais injustiçada no Oscar recusa o glamour e a ostentação de Hollywood

Com 50 anos de carreira e atuações brilhantes no currículo, Glenn Close tem ligação familiar com o Brasil

8 abr 2024 - 08h51
(atualizado em 9/4/2024 às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

No primeiro fim de semana de abril, enquanto a maioria das estrelas do cinema norte-americano estava isolada em mansões de Los Angeles, Glenn Close enfrentou o frio de 10° em Nova York como voluntária de um grupo que arrecada comida para pessoas carentes. 

Tal atitude revela o estilo de vida de umas das maiores atrizes de todos os tempos. Em março, ela completou 77 anos de idade e celebra meio século de carreira desde a primeira apresentação profissional no teatro. 

Em casa, guarda dezenas de prêmios, incluindo troféus Tony, Globo de Ouro, Critic Choice, Satellite, Spirit Awards e Screen Actors. Mas não possui nenhum Oscar, apesar das oito indicações. 

“A Academia não gosta dela”, dizia o saudoso crítico de cinema e apresentador da premiação Rubens Ewald Filho. Difícil compreender o motivo de a maioria dos votantes não ter reconhecido atuações irretocáveis de Glenn. 

Entre as melhores, a da obcecada Alex em ‘Atração Fatal’ (1987), da sórdida Marquesa de Merteuil em ‘Ligações Perigosas’ (1989), do oprimido transexual Albert Nobbs no longa homônimo (2011) e da abnegada Joan em ‘A Esposa’ (2017). 

Ok, havia outras atrizes com interpretações incríveis e também merecedoras, entretanto, a Academia já poderia ter reconhecido o talento e a contribuição artística de Glenn Close com um Oscar honorário, que serve, entre outras coisas, exatamente para corrigir injustiças. 

Basta pesquisar o histórico para verificar que alguns atores e atrizes nada brilhantes e com incontáveis desempenhos esquecíveis receberam a honraria. Passou da hora de a grande artista, com quase 100 trabalhos no currículo, ser aplaudida de pé na maior festa da sétima arte.

Glenn Close não se leva a sério: atriz adora postar fotos irônicas para descontruir a imagem de diva de Hollywood
Glenn Close não se leva a sério: atriz adora postar fotos irônicas para descontruir a imagem de diva de Hollywood
Foto: Reprodução/Instagram

Muita gente diz que ela é melhor do que Meryl Streep (três Oscars) e está no mesmo nível de excelência de Katharine Hepburn (a recordista com quatro estatuetas do homenzinho dourado). 

Famosa pela despretensão, Glenn Close minimiza a falta do prêmio em sua estante. “Você está entre as cinco pessoas homenageadas pelo trabalho que fez com seus colegas. O que é melhor do que isso?”, disse, revelando-se realizada com as indicações. 

Mostra-se a antítese do estereótipo da estrela de Hollywood. Não é adepta de cirurgias plásticas, posta fotos descabelada e sem maquiagem, veste-se com roupas comuns no dia a dia e, quando não está filmando, gosta da rotina de dona de casa.

Algumas personagens da carreira de Glenn Close no cinema: atuações consistentes em pequenos ou grandes papéis
Algumas personagens da carreira de Glenn Close no cinema: atuações consistentes em pequenos ou grandes papéis
Foto: Reprodução/Instagram

Pensando bem, ela não precisa de um Oscar de consolação. Talvez seja melhor continuar no grupo de artistas gigantescos esnobados pela Academia, a exemplo de Natalie Wood, Richard Burton, Montgomery Clift, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Ian McKellen, Annette Bening, Ralph Fiennes... 

Glenn Close tem uma única filha, Anne, casada com o executivo Marc Albu, de origem brasileira. Ela gosta do trabalho de Fernanda Montenegro. “Não faz sentido”, disse ao analisar a derrota da brasileira no Oscar de 1999, quando concorria pela atuação da escrevedora de cartas Dora em ‘Central do Brasil’.

A artista ao natural, em casa, e como apresentadora da cerimônia do Oscar Honorário, em janeiro deste ano
A artista ao natural, em casa, e como apresentadora da cerimônia do Oscar Honorário, em janeiro deste ano
Foto: Reprodução/Instagram

Os atores mais amados pelo Brasil Os atores mais amados pelo Brasil

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade